Comissão parlamentar visita prisões nos Estados Unidos para trazer 922 brasileiros

Por Janice Miranda

Do Texas, nos Estados Unidos, onde – juntamente com o senador Marcelo Crivella (PL-RJ) e o deputado João Magno (PT-MG) – negocia a repatriação de brasileiros presos por imigração ilegal, o senador Hélio Costa (PMDB-MG) definiu como comovente a situação desses imigrantes, que passaram o Natal longe de suas famílias e confinados em prisões.

No esforço para trazer esses 922 brasileiros de volta, a missão parlamentar está visitando as prisões onde eles se encontram, em Houston e Harlingen, no Texas. Entre as queixas dos imigrantes, os parlamentares destacaram a falta de apoio do consulado brasileiro e a má qualidade da alimentação que recebem.

Todos os brasileiros ouvidos pela missão parlamentar concordaram com a proposta de Hélio Costa e João Magno de retornarem ao Brasil em grupos de 200.

Pesquisa divulgada por autoridades americanas aponta que a maioria dos brasileiros presos por imigração ilegal procede do Leste de Minas Gerais, mas há também goianos, capixabas, paulistas e pessoas do Norte do Brasil. Os brasileiros representam 1% dos 20 mil imigrantes presos todos os dias tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Desse total, 80% são mexicanos e outros 18% vêm de vários países centro-americanos, principalmente Honduras, El Salvador e Guatemala. O restante provém dos demais países da América do Sul.

O Brasil ocupa o 5º lugar entre os maiores exportadores de imigrantes ilegais para os Estados Unidos. Desde os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 até hoje, 3.691 brasileiros foram detidos por cruzarem a fronteira ilegalmente ou por estarem com seus vistos de permanência vencidos. No total, 922 estão presos, principalmente no Texas.

Fonte: Agência Senado