Reforma da Previdência provoca corrida por aposentadoria entre servidores

Por Janice Miranda

A reforma da Previdência, aprovada no final do ano passado, provocou uma corrida pela aposentadoria entre os servidores públicos da União. De janeiro a novembro, a Secretaria de Recursos Humanos, vinculado ao Ministério do Planejamento, registrou a concessão de 15.858 aposentadorias.

Esse número representa um aumento de 112,43% em relação ao total de 7.465 benefícios concedidos em 2002 para o funcionalismo público. Os números de dezembro ainda não foram fechados.

O levantamento mostra que a corrida pela aposentadoria acompanhou a tramitação da proposta da reforma no Congresso. O pico de concessões de benefícios ocorreu em agosto, quando 2.943 servidores conseguiram se aposentar. Naquele mês, o texto da reforma foi votado na Câmara dos Deputados.

A corrida pela aposentadoria já ocorreu nas outras tentativas do governo de alterar o regime previdenciário dos servidores públicos.

Números da CNTSS (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social) mostram que em 1991, durante o governo de Fernando Collor, 46,2 mil servidores públicos se aposentaram. Em 1995, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso começou a discutir a reforma da Previdência, o total de aposentados no serviço público federal foi de 34,2 mil pessoas.

No ano seguinte, 3% (27,5 mil) dos servidores públicos federais pediram aposentadoria. Em 2001, 6.200 se aposentaram.
Tipos de aposentadoria.

De acordo com o levantamento, 51% dos benefícios concedidos de janeiro a novembro foram na modalidade integral. Outras 33,33% foram proporcionais, 2,7% foram compulsórias e 13% por invalidez.

Fonte: Folha On Line