CNJ realiza 2º Censo do Poder Judiciário entre os dias 17 de abril e 17 de maio

Divulgação da pesquisa foi solicitada pelo CNJ em reunião com a Fenajufe e outras entidades representativas do Poder Judiciário

De 17 de abril a 17 de maio o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza a 2ª edição do Censo do Poder Judiciário. A pesquisa visa manter um registro histórico do perfil de servidoras (es) e magistradas (os) do Poder Judiciário brasileiro e busca conhecer a opinião delas e deles sobre carreira e ambiente de trabalho.

Em reunião realizada dia 12 de abril entre o Conselho Nacional de Justiça e entidades sindicais e associativas das categorias, representantes do CNJ solicitaram a divulgação do 2º censo, com o objetivo de ampliar a participação em relação ao 1º, realizado em 2013.

Na ocasião, a coordenadora da Fenajufe Fernanda Lauria solicitou que os resultados fossem encaminhados às entidades, uma vez que servirão de importante insumo para a atuação da Federação e demais entidades sindicais.

Lauria destacou que diante da relevância da pesquisa, que se mostra bem ampla e com abordagem de questões importantes para os servidores sobre relações de trabalho, carreira, ambiente de trabalho, assédio moral, metas, inclusão, gênero etc., os sindicatos devem se empenhar para que servidoras e servidores participem.

Nesse sentido, a Fenajufe reitera ofício encaminhado aos sindicatos com orientação para fazerem a divulgação do censo em suas bases, mídias e em redes sociais, para que as servidoras e os servidores respondam o questionário até o dia 17 de maio.

Para divulgar, os sindicatos devem acessar o endereço eletrônico no site de CNJ.https://www.cnj.jus.br/pesquisas-judiciarias/censo-do-poder-judiciario/campanha-edicao-2023/

Os interessados irão registrar suas opiniões de forma independente e sigilosa, sendo resguardada sua identidade.

A primeira edição, ocorrida em 2013, teve participação de 64% dos magistrados(as) (sendo quase 11 mil) e 60% dos servidores (as) (mais de 170 mil) de todo o Poder Judiciário. A meta para 2023 é atingir 100% .

Posteriormente o resultado será utilizado como comparativo com os dados coletados de dez anos atrás, acerca das características pessoais e profissionais de magistrados e servidores em uma perspectiva atualizada de acordo com as políticas judiciárias recentes.

O Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), responsável pelo censo, reforça que o sigilo da pesquisa garante que os servidores respondam aos questionários eletrônicos com segurança.

Para responder as perguntas, basta acessar o endereço eletrônico https://www.cnj.jus.br/pesquisas-judiciarias/censo-do-poder-judiciario/campanha-edicao-2023/

Joana Darc Melo, da Fenajufe