CNESF participa hoje de audiência sobre a reforma da Previdência na CCJ do Senado

Por Marcela Cornelli

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realiza hoje mais uma audiência pública para discutir a reforma da Previdência. Devem participar seis centrais sindicais: Central Única dos Trabalhadores, Central Geral dos Trabalhadores, Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, Associação dos Magistrados do Brasil, Sindicato de Professores Univesitários e Confederação Nacional de Entidades de Servidores Federais. A audiência está marcada para as 15h e contará com a presença do ministro da Previdência, Ricardo Berzoini.

O relator da matéria, senador Tião Viana (PT/AC), deve apresentar seu relatório ainda nesta semana. As emendas deverão ser agrupadas, e o número deve ser bastante reduzido. No total, foram apresentadas 256 emendas de senadores mudando o texto aprovado pela Câmara. Tudo indica que a questão do subteto das aposentadorias nos estados deve sofrer modificações, visto que grande parte das emendas apresentadas se refere a esse tema. O texto aprovado na Câmara determina três subtetos estaduais: um para o Executivo, outro para o Legislativo e o subteto do Judiciário. Boa parte dos senadores defende um subteto único. No caso de modificação, o texto volta para o Senado, mas o restante da reforma pode ser promulgada.

Fonte: Agência Brasil