Centrais sindicais preparam mobilizações para manter veto à emenda 3

A luta das centrais sindicais contra a emenda 3, da Super Receita, continua e deve se intensificar nos próximos dias. O desafio agora das lideranças sindicais é garantir que o Congresso Nacional mantenha o veto dado pelo presidente da República à emenda, que tira o poder dos agentes do Ministério do Trabalho de fiscalizarem os contratos estabelecidos pelos patrões com seus empregados. Com essa emenda, apenas a Justiça do Trabalho terá o poder de fiscalizar e intervir nos casos irregulares, em que forem constatadas situações de exploração e semelhantes ao de trabalho escravo.
Nesta quinta-feira, 22 de março, a CUT participa de encontro com as demais centrais sindicais com o objetivo de traçar uma linha de ação para manter o veto presidencial à emenda 3, que deve ser votado pelo Congresso dentro de 30 dias. A reunião vai ocorrer na sala 2 da Comissão de Trabalho da Câmara, a partir das 11h. De acordo com a assessoria de imprensa da Central, participará da reunião a presidente nacional interina, Carmem Helena Foro, além de outros dirigentes nacionais.
Ontem, 20 de março, a CUT encaminhou ofício aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, reivindicando que a votação do veto seja aberta e nominal. A CUT também está orientando seus sindicatos filiados a mobilizar suas bases para pressionar os parlamentares, especialmente os 370 que já se manifestaram pela derrubada do veto.

Fonte: Fenajufe (Leonor Costa), com CUT nacional