Candidatos apoiados por Chávez derrotam oposição nas eleições municipais venezuelanas

Os candidatos apoiados pelo presidente venezuelano Hugo Chávez derrotaram por ampla maioria os candidatos apoiados pela oposição nas eleições municipais deste domingo, 7 de agosto. Além da vitória pela quantidade de votos, há outro fato a comemorar: caiu o índice de abstenção, o que em tese revela maior interesse da população em apoiar o projeto bolivariano do presidente. O índice de abstenção historicamente é muito alto nas eleições municipais do país. E a oposição não deixou por menos, fazendo campanha para que a população boicotasse as eleições. Apesar da campanha, a média nacional de abstenção nesta eleição ficou em 69,18%, contra 76% da última eleição. Em alguns estados, a abstenção foi de 35%. Nas localidades onde reside a população mais rica do país, o índice de abstenção passou de 75%. A cifra de abstenção pode diminuir ainda mais, já que ainda estavam pendentes de verificação, até a início da noite de ontem, cerca de 800 mil votos manuais. Os restantes foram apurados com agilidade por serem dados em urnas eletrônicas. Para o ano que vem, estão marcadas as eleições legislativas.
Os principais partidos que concorreram ao pleito deste domingo foram: o Movimento V República (MVR), do presidente Hugo Chávez, com 1.958 candidatos. O MVR e parte dos partidos que apóiam o governo constituíram uma aliança para esta eleição chamada Unidad Vencedores Electores (UVE), onde concorreram 3.005 candidatos. Constituem a UVE o Partido Comunista da Venezuela (PCV), com 1.581 candidatos; o Partido Pátria para Todos (PPT), com 1.684 nomes, o Podemos, com 1.818 candidatos e o Tupac Amaru com 1.162.
Entre os principais opositores, estão o Copei, com 3.035 candidatos; a Ação Democrática (AD), com 3.963 nomes; o MAS, com 2.641 candidatos; o Primera Justicia, com 2.419 nomes; o Projeto Venezuela, com 1.1913 candidatos; e o Izquierda Democrática (ID), com 953 candidatos.

Embaixada venezuelana no Brasil está na web

As notícias sobre a Venezuela agora podem ser acompanhadas a partir do site da Embaixada da República Bolivariana da Venezuela no Brasil, que inaugura no próximo dia 11 de agosto seu endereço na internet: www.embvenezuela.org.br
A criação deste espaço –segundo declarações do Embaixador Julio García Montoya- “obedece ao objetivo de proporcionar um mecanismo idôneo, de fácil e rápido emprego, e com um alto nível de interatividade, a todas aquelas pessoas interessadas em estabelecer contato com a Embaixada, nas diferentes áreas que esta cobre”.

Com informações do Diário Vermelho