O Sintrajusc encerrou nesta sexta (30) visita a cinco cidades do oeste do estado. Pela manhã teve café com aposentados e aposentadas e, à tarde, reunião com servidores e servidoras da Justiça Eleitoral em Chapecó. As coordenadoras Denise Zavarize e Maria José Olegário, os coordenadores Clóvis Miguel Massignani, de Chapecó, e Edemar Luiz Maleski, de Xanxerê, e o Assessor Jurídico Fabrizio Rizzon passaram por Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia e Joaçaba.
Um dos temas tratados com aposentados e aposentadas foi a luta, na Câmara dos Deputados, para o apensamento da PEC 06/2024 à PEC 555/06. A PEC 6 busca atualizar alguns aspectos da PEC 555, entre eles a contribuição previdenciária de servidoras e servidores aposentados e pensionistas com redução de 10% ao ano — a partir dos 66 anos para homens e 63 anos para mulheres, sendo totalmente dispensada quando o titular atingir 75 anos, independentemente das circunstâncias.
A urgência pelo apensamento é que a PEC 555/2006 deve ser arquivada ao final desta legislatura, uma vez que já foi aprovada em comissão especial, ainda em 2010, e está parada desde então. A movimentação da Fenajufe e dos sindicatos é para que a PEC 6/2024 seja deliberada diretamente em plenário
Na viagem, as e os coordenadores conversaram com os servidores e servidoras sobre questões jurídicas em geral, tiraram dúvidas a respeito de ações, apresentaram o resultado da luta em 2024 e abordaram temas e desafios que se apresentam e aos quais a nossa categoria precisa ficar atenta em 2025, como o reajuste salarial e o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS).
Quinta-feira (28), Dia Nacional de Mobilização, as diretoras Denise Zavarize e Maria José Olegário estavam em Xanxerê e de lá, com o coordenador Edemar Luiz Maleski, falaram ao vivo na sala virtual em telão instalado na rampa do TRT-SC, onde ocorreu Ato das 13 às 15 horas. O coordenador Clóvis Miguel Massignani, de Chapecó, reuniu os colegas para acompanharem o Ato e a palestra do economista Maurício Mulinari, que falou sobre o papel das greves nas lutas e vitórias dos trabalhadores e trabalhadores.
O Sintrajusc dará continuidade às visitas pelo estado para fortalecer a mobilização da categoria para as lutas pelo PCCS e todas as que envolvem melhores condições de trabalho.
