Atos do “Dia da Mentira” em SP denunciaram ataques do governo

Por Marcela Cornelli

Os servidores do Judiciário Federal em São Paulo e na Baixada Santista realizaram ontem as primeiras manifestações da campanha salarial. Aproveitando o 1º de abril, os protestos foram batizados de ‘atos do Dia da Mentira’. Na capital, a manifestação teve início em frente ao fórum da Justiça Federal Pedro Lessa (na avenida Paulista) por volta das 13h30min. Servidores da Advocacia da União, em greve há duas semanas, do Banco Central e do hospital Heliópolis também participaram do ato.

Apesar da indignação com a proposta de reajuste zero apresentada pelo governo, a categoria realizou um ato bastante irreverente que enfatizou todas as promessas de campanha feitas pelo então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Os 10 milhões de empregos, que se transformaram num desemprego recorde em 2003, o programa “Fome Zero” alardeado como o carro-chefe do governo e que até agora não vingou, e a prometida valorização do funcionalismo público com a reposição das perdas acumuladas nos oito anos de congelamento salarial imposto pelo governo FHC foram lembrados como as maiores mentiras do governo.

O ato teve direito a um bingo, cujo prêmio foram pizzas – em referência à CPI do ‘Caso Waldomiro’ que também acabou em pizza – e distribuição de moedinhas de chocolate à população, ironizando as liberações de verbas por parte do Planalto para parlamentares em troca de votos contra os trabalhadores. Também foi feita alusão à reforma agrária pífia que vem sendo feita pelo governo federal e ao ‘Fome Zero’, com a distribuição de terra em saquinhos e bananas.

Fonte: Sintrajud/SP