Aposentados e pensionistas implantam Núcleo no Sintrajusc

Após várias reuniões, foi formalizada a existência do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sintrajusc. Durante o I Seminário, ocorrido nesta quinta-feira, 12/07, os aposentados e pensionistas escolheram os coordenadores do Núcleo e os delegados para o V Congresso do Sintrajusc (V Congrejusc), de 24 a 26 de agosto, em Itá, no Oeste do Estado. Os participantes do seminário definiram também o prazo do mandato dos coordenadores, de três anos, e a periodicidade dos encontros, sempre na última quinta-feira de cada mês. O próximo encontro acontece no dia 26 de julho, com café colonial no Hotel Itaguaçu, às 15 horas, para a leitura da ata de implantação do Núcleo. Pela diretoria do Sintrajusc, participaram os coordenadores Robak Barros, que dirigiu os trabalhos, Manoel Prazeres, Paulo Roberto Koinski e a coordenadora regional Marlene Luciano (Região Norte).
Foram eleitos como coordenadores do Núcleo Claudir Garbim, Vicente Pereira, Adenir Barbon, Mafalda Locks e Rita Schmidt. Os participantes escolheram para suplentes Carmen Silveira (1a), Bento Teixeira (2o), Inez Pinguelo Ferari dos Santos (3a), Mara Basco (4a) e Normélia C. Rocha (5a). A posição na suplência determina quem será chamado com prioridade, no caso da vacância na coordenação. Os delegados para o V Congrejusc são Luiz Paulo Celestino e Maria Besen. Os aposentados e pensionistas presentes afirmaram, ao final do encontro, que todos têm a responsabilidade e o compromisso de buscar outros colegas para reforçar o Núcleo, além de participar de atividades futuras e contribuir com isso para que o Núcleo e o sindicato se fortaleçam cada vez mais.
Participaram do I Seminário aposentados e pensionistas de várias cidades do Estado, como Canoinhas, Concórdia, Cocal do Sul, Criciúma e Joinville. Também estava presente o representante do Sindiquinze, Josué Valim, que integra a luta pelos direitos dos aposentados em Campinas (SP). Na parte da manhã, houve palestra de Lúcia Maria Bernardes de Freitas, Coordenadora Jurídica e Parlamentar da Fenajufe, que falou sobre a importância da participação dos aposentados e pensionistas nas atividades do Núcleo e do Sintrajusc. O principal argumento de Lúcia é que há uma ameaça muito grande para a retirada dos direitos dos aposentados e pensionistas, que ainda mantêm a paridade de direitos com os servidores públicos da ativa, mas que correm a todo instante o risco de perder essa conquista, como já acontece no Poder Executivo, por exemplo, em que os benefícios dos servidores da ativa não são mais extensivos aos inativos.
Além disso, Lúcia lembrou as dificuldades apontadas por aposentados e pensionistas como impedimentos para a participação nas atividades sindicais. Segundo ela, esses argumentos não se sustentam, já que são a ação, a participação e a defesa de seus interesses que mais devem servir de estímulo para que os inativos tomem postura junto aos sindicatos, no caso, o Sintrajusc, para estar lado a lado com os servidores da ativa na luta pela conquista e manutenção de direitos. “Temos tempo e não temos chefes para nos pressionar”, afirmou. No final do encontro, após a palestra, Lúcia lembrou a o avanço da denúncia que o Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap) apresentou na Organização dos Estados Americanos (OEA) contra o Estado brasileiro para reverter a taxação dos inativos na Reforma da Previdência.