Apagão do PJU inicia com pressão no aeroporto de Brasília e Senado Federal. Sintrajusc presente

A manhã começou agitada nesta terça-feira (2) em Brasília: servidoras e servidores de todo o país iniciaram agenda intensa do “Apagão do Judiciário e MPU” pelas diversas pautas da categoria. Entre elas, a recomposição salarial, alteração no nível de escolaridade para ingresso na carreira de técnico (NS), defesa da Justiça Eleitoral, da democracia e das eleições deste ano, correção da Indenização de Transporte para os Oficiais de Justiça e Polícia Judicial. Pelo Sintrajusc, estão em Brasília as coordenadoras  Cristina de Assunção e Maria José Olegário.

Pela manhã, os representantes das entidades recepcionaram os parlamentares no aeroporto da capital federal com faixas, banda de música e muita pressão. Em seguida, a mobilização se concentrou em frente ao Senado para cobrar o andamento do PL 3662/21, que em uma de suas emendas garante o NS para o cargo de técnico. O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está parado no Senado.

Ainda no Senado, a Federação e os Sindicatos foram à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e participaram de ato em defesa das eleições e contra a violência política, organizado pela Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral.

Reunindo mais de 200 entidades e organizações da sociedade civil, entre elas a Fenajufe, a Coalizão firmou compromisso com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em encontro com o ministro Edson Fachin, de defender o sistema eleitoral dos constantes ataques de Jair Bolsonaro e setores do governo contra o processo eleitoral brasileiro, a Justiça Eleitoral, juízes e servidores. Além disso, a intenção do ato é denunciar as agressões por motivações políticas que já resultaram em morte neste ano.

Veja os vídeos das coordenadoras Maria José Olegário e Cristina de Assunção: