ANDES realiza protesto em seminário promovido pelo MEC sobre a reforma universitária

Por Marcela Cornelli

O ANDES realizou, ontem, durante o “Seminário Internacional Universidade XXI / Novos caminhos para a educação superior: o futuro em debate”, promovido pelo MEC, um protesto contra a forma como o governo vem tratando a reforma universitária. O sindicato entregou a todos os presentes no seminário a proposta do ANDES para a universidade brasileira. Além disso foram fixadas no local do evento faixas com os dizeres “Fora FMI! Fora Banco Mundial! Essa reforma não queremos”, “Autonomia sem verbas públicas é privatização”, “Abaixo a comissão Interministerial do Governo Lula: reforma universitária com ampla participação” e “Educação não é mercadoria. Não à OMC e à Alca”.

Segundo o ANDES, o objetivo foi “mostrar a indignação da categoria diante do quadro que se configura a partir do momento que o Ministério da Educação convida entidades cuja atuação não pode ser reputada como exemplo de defesa da universidade pública, como o Observatório de Reformas Universitárias (ORUS), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Organização dos Estados Americanos (OEA), o Conselho Britânico, a Universidade das Nações Unidas (UNU) e o Banco Mundial para sentar à mesma mesa, discutir a reforma universitária no país, sem possibilidade de amplo debate e estabelecer um falso consenso a partir de acordos de cúpula e de burocratas”.

Da Redação com informações do ANDES