Lula se irrita com protesto de ambientalistas

Por Marcela Cornelli

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se irritou nesta sexta-feira durante a abertura da Conferência Nacional do Meio-Ambiente com alguns ambientalistas que cobraram um posicionamento mais firme do governo em relação ao projeto de biossegurança que está tramitando no Congresso Nacional.

Durante o discurso do presidente, um grupo de ambientalistas levantou uma faixa que dizia: “O projeto da biossegurança está sendo destruído. E o governo não vai fazer nada”. Lula, que até este momento estava lendo o discurso, começou a improvisar, criticou aqueles que “têm pressa” e reforçou que vai cumprir todos os compromissos assumidos durante as quatro eleições presidenciais que disputou.

“Perdi três eleições, ganhei a quarta. Sei de cada compromisso que tenho com este país. Se tivesse medo de grito, nem teria nascido”, afirmou o presidente, enfatizando que todas as questões colocadas para o governo serão discutidas democraticamente.

Lula disse ainda que no dia 3 de dezembro o Congresso vai votar o projeto do deputado Fábio Feldman (PSDB/SP), que trata da preservação da Mata Atlântica, e tramita há onze anos. Ele lembrou que o partido de Feldman ficou no poder por oito anos e não aprovou o projeto.

O presidente aproveitou a oportunidade para fazer uma crítica indireta ao PSDB. “Tem gente que fica incomodado porque vamos fazer o que outros governos não fizeram. Vamos fazer porque quando sairmos do governo, não vamos morar em Paris, Nova York, trabalhar em banco ou multinacionais. Não vamos fazer tudo, mas vamos mais do que muita gente já fez”, declarou.

A Conferência Nacional do Meio Ambiente, que está sendo realizada em Brasília, vai discutir as políticas ambientais e repassar as sugestões ao governo. Participam do evento cerca de mil representantes dos Estados do Brasil.

Fonte: BBC Brasil