ANAMATRA apresenta proposta para reforma do Judiciário

Por Marcela Cornelli

Segundo informações da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), cerca de 30 juízes do trabalho apresentaram hoje, 03/03, no Senado Federal, a proposta oficial da entidade para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a reforma do Judiciário.

Diferente do que está proposto na reforma, os juízes pretendem estabelecer um Conselho que funcione como o órgão máximo de governo do Poder Judiciário, sem interferir no exercício da função jurisdicional. Para os juízes o tipo de controle proposto no texto atual tem um viés meramente disciplinar com composição estrita às cúpulas dos tribunais.

Os juízes defendem também que seja mantido o texto aprovado na Câmara que se refere à ampliação da competência da Justiça do Trabalho, mantendo-se a competência de julgar ações trabalhistas de todos os servidores públicos, ações previdenciárias, acidente de trabalho, doenças profissionais e multas administrativas impostas ao empregador.

Outra preocupação dos magistrados é quanto à discussão do projeto de Lei de Falências. Representantes da associação entregaram aos senadores um documento explicando a importância de eliminar toda e qualquer restrição ao privilégio do crédito trabalhista no processo falimentar.

Fonte: DIAP