Acuado, governo joga com “isso ou nada”

A 11 dias de 31 de agosto, o governo Dilma recua na posição de reajuste zero e vem com uma proposta de reajuste de pouco mais de 5% para categorias do Executivo. A proposta não cobre nem mesmo as perdas inflacionárias desde o ano de 2008, que somam 23%. A mídia está divulgando que se trata de 15,8%, mas esse reajuste será parcelado em três anos! No quadro atual de crise mundial, com o governo usando dinheiro público para salvar bancos e isentar empresas de impostos, a proposta é indecente.

Pior que isso, o parcelamento de 5% nos anos de 2013, 2014 e 2015 – iniciando a implementação em janeiro – amarra as carreiras,  visto que novas negociações salariais só ocorreriam a partir de 2016. O governo chama isso de “condição” para que o acordo seja firmado.

Greve cresce em SC

Em contrapartida, a mídia mostra todos os dias atos de categorias em Greve, com mais adesões. O Judiciário teve a entrada dos servidores de Alagoas, Minas Gerais, Piauí, Maranhão e Justiça do Trabalho da 15ª Região ao movimento, que já conta com 8 Estados e o Distrito Federal, além de Sindicatos que estão fazendo paralisações de 48 horas.

Em SC a Greve também teve mais adesões nesta segunda, 20, com a entrada de servidores da JF de Lages, que se mantêm no movimento nesta terça. Conforme foi definido em reunião no dia 17, servidores da JF e do MPF de Jaraguá do Sul também estão na luta. Nesta terça haverá Ato na frente do TRE às 17 horas, e, na quarta, Ato Unificado na frente da Justiça Federal em Florianópolis. Na quinta é a vez de Chapecó fazer Ato.

PRESSÃO EM BRASÍLIA

O jogo do governo não é novidade. Foi assim com os outros PCSs.  Agora a informação é que o projeto de lei que revisa o PCS está fora da pauta da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados na sessão desta quarta-feira, 22.

Contatado o gabinete do presidente da CFT, deputado federal Antonio Andrade (PMDB-MG), a assessoria técnica informou que, por ordem do presidente da comissão, o projeto foi retirado. “Temos projetos mais importantes para serem votados e o PL 6613/09 foi retirado para desobstruir a pauta”, afirmou à assessora.

Diante deste desrespeito os servidores irão cobrar o retorno do projeto à pauta da CFT. A pressão é para que os deputados aprovem o projeto, já que a previsão de recursos para o PL 6613 foi confirmada no orçamento do Judiciário enviado pelo STF ao Ministério do Planejamento no dia 15 de agosto.

A Greve precisa crescer para pressionar o Executivo a respeitar a autonomia financeira entre os poderes e não excluir, pelo segundo ano consecutivo, o orçamento do Judiciário do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2013 (PLOA). Com informações do Sintrajud

Servidores Públicos em Chapecó fazem Ato Unificado na quinta, 23

Servidores públicos da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho, do Ministério Público da União, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério da Agricultura fazem Ato Unificado nesta quinta-feira, dia 23, das 14 às 16 horas, na Praça Coronel Ernesto Bertazo, no centro de Chapecó.