Ação conjunta do Sintrajusc e do SINDPD/SC melhora condições de trabalho no depósito central de urnas eletrônicas do TRE-SC

O Sintrajusc inicia julho com a notícia de que deu bons resultados a ação conjunta com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina (SINDPD/SC) em prol das condições de trabalho no depósito central de urnas eletrônicas do TRE-SC. Depois de duas reuniões com a direção do Tribunal e visitas ao local, foram adotadas novas práticas naquele setor, melhorando a rotina de servidores e de terceirizados. A notícia foi recebida pelo coordenador Paulo Roberto Koinski.
Foi uma iniciativa inédita para os dois Sindicatos, visto o Sintrajusc representar os e as concursadas e o SINDPD/SC, por sua vez, representar trabalhadores da iniciativa privada. Nas reuniões com o TRE-SC, os sindicalistas sugeriram, entre outros temas, mudanças na organização dos locais de trabalho e na forma de realização das atividades.
O trabalho conjunto do Sintrajusc e do SINDPD/SC mostrou-se uma experiência importante e bastante produtiva, dado o fato se ser cada mais presente, no Judiciário Federal, a presença da força de trabalho de terceirizados e terceirizadas. “É importante que a luta por melhores condições de trabalho envolva tanto os e as servidoras quanto os colegas terceirizados, porque de todos eles e elas depende a boa prestação jurisdicional”, destacaram as coordenadoras Denise Zavarize e Maria José Olegário.
Para Gilberto Ricci, do SINDPD/SC, “a terceirização fragmenta a representação sindical dos trabalhadores em órgãos públicos, dificultando sua organização em local de trabalho e deixando todos – em especial, os terceirizados – mais vulneráveis ao assédio moral, à sobrecarga de trabalho e a ataques a seus direitos em geral. Daí a importância da atuação dos Sindicatos em conjunto”.
Lembramos que o Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, hoje com mais de 100 participantes e do qual o Sintrajusc faz parte, tem feito, desde a luta contra a reforma da Previdência, em 2019, várias ações conjuntas, com destaque para a pressão que resultou exitosa contra a reforma administrativa, em 2022. Juntos e juntas somos mais fortes!