Aborto mata quase 70 mil mulheres por ano, aponta estudo do Banco Mundial

São realizados 46 milhões abortos no mundo anualmente. Este é o resultado do  relatório divulgado recentemente pelo Banco Mundial. O estudo aponta que  aproximadamente 20 milhões de abortos são feitos fora das medidas de segurança e higiene, chegando a matar 68 mil mulheres por ano que realizam o procedimento.
O Relatório intitulado “Questões sobre a População no Século 21: O papel do Banco Mundial” calcula que uma em cada cinco mulheres recorre ao aborto por falta de acesso a métodos contraceptivos. Outro dado do estudo é que 210 milhões de mulheres engravidam todos os anos, e destas, 500 mil morrem durante a gravidez ou no parto.
O Brasil apresentou baixa em seus índices de fertilidade entre 1958 e 2005. No entanto, o número de adolescentes grávidas no país preocupa. Em cada 1000 mulheres grávidas, 89 têm idade entre 15 e 19 anos, uma taxa considerada alta se comparada com outros países em desenvolvimento como a China. O índice brasileiro aproxima-se aos de alguns países africanos como o Quênia e a Etiópia.
 
Fonte: CUT, com informações do CPERS