Policiais civis do DF continuam em greve

Por Janice Miranda

Os policiais civis do Distrito Federal decidiram continuar em greve, em assembléia no Parque da Cidade nesta sexta, em Brasília. Ao contrário do que sinalizou ontem o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol/DF), Wellington Luiz de Souza, a categoria vai manter a paralisação pelo menos até a próxima terça-feira, quando acontece uma nova assembléia.

Na quinta-feira, o secretário da Fazenda, Valdivino Oliveira, oficializou a entrega do texto da Medida Provisória que pede o reajuste da gratificação intermediária dos policiais – uma das verbas que compõem a remuneração do servidor – de 170% para 200%. Com isso, o salário inicial dos servidores terá aumento de 11% e passará de R$ 3.784,99 para R$ 4.173,03. A proposta também contempla policiais militares e bombeiros.

Na quarta-feira, o Governo do DF depositou as oito parcelas de anuênios para os policiais civis. Não foram pagas ainda as férias de janeiro e benefícios, como auxilio creche e vale transporte, reivindicados pela categoria. O presidente do Sinpol/DF, Wellington Luiz de Souza, reclama do não pagamento das férias devido à uma falha técnica do Ministério do Planejamento. “O Ministério do Planejamento (MP) teve problemas, por isso não depositou o dinheiro. Além disso, ele emitiu folhas de pagamentos com 90% dos cálculos errados”, disse. De acordo com o presidente, esta atitude do ministério desrespeitou os policiais e por isso a paralisação vai continuar.

Na próxima terça-feira, eles se reúnem em assembléia no parque para discutir novamente se continuam em greve. Enquanto isso, as visitas no sistema prisional e serviços como confecção de documentos de identidade, ainda ficarão suspensos. Perícias de acidentes e liberação de corpos pelo Instituto de Medicina Legal (IML) serão reduzidos. Apenas casos de emergência vão ser atendidos.

Fonte: Correio Braziliense Online