Fachin admite Fenajufe como amicus curiae em ADI contra o nível superior para os técnicos judiciários

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), admitiu, nessa quinta-feira (2), a Fenajufe como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.338/DF contra o nível superior (NS) para os técnicos judiciários. A ação foi ajuizada por uma associação nacional de analistas contestando o NS na Lei 14.456/22.

Leia mais:

⇒ NS: Fenajufe entra com pedido de amicus curiae em ADI no STF

⇒ Nota de esclarecimento sobre o nível superior para os técnicos judiciários

Relembre a luta pela vitória do NS em 2022

A publicação da Lei 14.456/22 — que estabelece o nível superior como requisito de ingresso no cargo de técnico judiciário do PJU — foi uma grande vitória da Fenajufe para a categoria que, ao longo de 15 anos, lutou pela conquista do NS.

Em 2022, o PL 3662/21, do TJDFT, foi aprovado no Congresso Nacional em agosto com duas emendas articuladas pela Federação: uma que tratava da essencialidade dos técnicos e analistas para a atividade Judicial e, a segunda, que estabelecia o nível superior para ingresso na carreira de técnico judiciário.

No dia 21 de setembro foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei nº 14.456/22 com veto de Jair Bolsonaro aos artigos 1º e 4º do projeto, objetos do veto nº 51/2022, que tratavam do ingresso para o nível superior. Dessa forma, a Fenajufe, Sindicatos de base e entidades parceiras, como a Assejus, iniciaram uma verdadeira batalha pela derrubada do veto com forte atuação no Congresso junto aos parlamentares.

Já no dia 15 de dezembro, com a presença e atuação da Fenajufe e Sindicatos, o Congresso Nacional derrubou, durante sessão conjunta no plenário da Câmara dos Deputados, o veto de Jair Bolsonaro ao NS.

Raphael de Araújo, da Fenajufe