Sintrajusc tem canais abertos para enfrentamento coletivo contra assédio

O Sintrajusc tem canais abertos aos servidores e servidoras que precisam de suporte, acolhimento, apoio e soluções em qualquer situação enfrentada nos locais de trabalho envolvendo assédio moral, assédio sexual e qualquer forma de discriminação. Além da direção, há uma comissão específica para esse fim que pode ser acionada por contato telefônico, e-mail geral do Sindicato ou e-mail específico, ouvidoriaassedio@sintrajusc.org.br Também há o Grupo de Trabalho Antonieta de Barros, Mulheres, Negros e Negras e LGBTI+, que tem grupo no whatsapp (solicite adesão ligando para o telefone 48-32224668).

Na pandemia de Covid-19, uma das preocupações do Sintrajusc é com o assédio moral, que agora passa do ambiente físico para o virtual em tempos de cobrança de metas e rankings de produtividade à custa da saúde física e emocional dos trabalhadores. O fato é que teletrabalho não é um plantão de 24 horas nem implica disponibilidade nos três turnos!

Estamos presente nas Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação nas três justiças em Santa Catarina, conforme prevê a Resolução do CNJ nº 351/2020, mas a nossa preocupação com o tema é bem anterior.

Entre 2010 e 2012, o Sindicato realizou a ampla pesquisa “Como vai você?”, que verificou as condições de saúde e de trabalho dos servidores do Judiciário Federal em Santa Catarina. Foram dezenas de visitas aos locais de trabalho, divulgação de materiais e palestras.

Em 2018, a entidade distribuiu em todo o estado o Assediômentro (na imagem abaixo), um termômetro que indica as condições de locais e comportamentos sadios e os sintomas de quando essa condição se altera, podendo levar ao sofrimento psíquico.

Também distribuímos a cartilha sobre o Assédio Moral e Sexual nas relações de trabalho, que pode ser baixada no final do texto do link https://www.sintrajusc.org.br/leia-a-cartilha-sobre-o-assdio-moral-e-sexual-nas-relaes-de-trabalho-produzida-pelo-sintrajusc/

Entre maio e junho, estamos retransmitindo, pela página do Facebook (https://www.facebook.com/SintrajuscSindicato),  a jornada de formação do Sintrajufe “A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não”.

Desse modo, se e quando você precisar, acione o Sindicato para demandas relacionadas a esses temas. Juntos e juntas somos mais!