28 de outubro já foi Data Base

Por Imprensa

Muitos anos atrás, quando o serviço público ainda era considerado pelos governantes um direito dos cidadãos e o servidor era valorizado, o 28 de outubro, consagrado como dia do servidor, era a Data Base da categoria, quando era anunciado o reajuste anual que, em geral, conseguia repor boa parte da inflação do período.

O tempo foi passando e as datas de reajuste foram jogadas para o janeiro seguinte, depois o reajuste foi parcelado em duas vezes, uma em janeiro e outra em abril, depois maio, depois maio e setembro e assim por diante, sempre jogado para a frente. Em janeiro de 1994, era anual e tivemos o último reajuste. Fernando Henrique (PSDB) acabou com o reajuste anual. Depois de 7 anos sem reajuste (praticamente todo o seu mandato), por força de decisão do STF, inventaram o reajuste de 1%, só para fingir que cumpriam a decisão. Como o STF também finge que não vê, temos que fazer greves todos os anos para manter o mínimo do nosso poder aquisitivo, ainda que a custa de PCS’s e GAJ’s e outros artifícios.

Neste dia do servidor, portanto, o que temos para comemorar é nossa capacidade de luta e resistência e desejar que ela seja cada vez mais forte.

PARABÉNS A TODOS OS QUE LUTAM!

Da Redação