14 de agosto: Todos no Dia Nacional de Paralisação pelo Plano de Carreira

Na próxima sexta-feira, 14 de agosto, os servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União participarão, em todo o país, de uma série de atividades para marcar o Dia Nacional de Paralisação, data aprovada na XV Plenária Nacional da Fenajufe, realizada em Manaus, no início de junho. O objetivo da Fenajufe e dos sindicatos filiados, ao aprovarem essa data, é mobilizar os servidores para uma campanha mais intensa nos próximos meses em defesa da revisão salarial e do Plano de Carreira.

No dia 14 de agosto, além dos servidores do Judiciário Federal e do MPU, também estarão mobilizadas várias outras categorias e militantes dos movimentos sociais, na Jornada Nacional Unificada de Lutas, convocada pela CUT e outras centrais sindicais. Segundo deliberação da última reunião da Diretoria Executiva da Fenajufe, o Dia Nacional de Paralisação do Judiciário e MPU terá o seguinte eixo central: Revisão salarial e defesa do Plano de Carreira; e redução da jornada de trabalho sem redução de salário e direitos.

Vários sindicatos já realizaram suas assembleias para definir o que fazer na próxima sexta-feira, 14 de agosto, mas a coordenadora Lúcia Bernardes orienta àqueles que ainda não definiram sua agenda, que reúnam os servidores e marquem alguma atividade de mobilização para o dia 14 de agosto, se integrando à Jornada Nacional Unificada de Lutas. Para dar maior visibilidade às manifestações, os sindicatos devem confeccionar materiais gráficos, como faixas, cartazes e camisetas abordando os eixos específicos da categoria.

“Para conseguirmos avanços nessas propostas e impedir retrocessos no debate sobre a carreira, é preciso que os sindicatos atendam ao chamada da Fenajufe e garantam uma grande participação da categoria no Dia Nacional de Paralisação. O momento exige muito esforço e unidade de todos nós. Esperamos que os sindicatos nos mantenham informados das mobilizações”, afirma Lúcia Bernardes, ressaltando a orientação para que todos os sindicatos informem à Fenajufe as atividades a serem realizadas. Ao final do dia 14, a Federação divulgará um quadro com o resultado das mobilizações.

Audiências com presidentes e diretores gerais
Outro encaminhamento aprovado na última reunião da Diretoria Executiva, realizada no dia 24 de julho, é o posicionamento contrário a proposta dos diretores gerais, apresentada à comissão interdisciplinar no dia 29 de junho. A diretoria da Federação solicitou audiências com os DGs e presidentes dos tribunais superiores para conversar sobre o Plano de Carreira e reivindicar que não haja retrocesso em relação à atual lei do PCS e tentar impedir a quebra da paridade. Nas audiências, também vão cobrar dos tribunais empenho para a aprovação do PL 319, discutir a tabela salarial para que nenhum servidor tenha perdas, cobrar a continuidade da discussão sobre a proposta de Plano de Carreira, barrar a gratificação de desempenho e garantir a correção das distorções salariais entre os cargos.

Até o momento já foram agendadas três reuniões nos tribunais superiores. No dia 13 de agosto, próxima quinta-feira, às 14h30, será a vez de os diretores da Federação serem recebidos pelo diretor geral do STJ, Athayde Fontoura. E no dia 3 de setembro, o encontro será com o presidente do TSE, ministro Ayres Brito, logo após a sessão do pleno. Na pauta das audiências, a revisão salarial e o Plano de Carreira dos servidores do Judiciário Federal.

Da Fenajufe – Leonor Costa