Volta à ditadura: juiz eleitoral de Uberaba (MG) manda fechar jornal por 48h

Por Marcela Cornelli

Segundo informações do site da OAB, o presidente da entidade, Roberto Busato, definiu como “truculenta” a ordem do juiz eleitoral de Uberaba (MG), Lênin Ignachitti, de fechar por 48 horas, o Jornal da Manhã, diário que circula há 32 anos na cidade.

No entendimento do presidente da OAB, “não podemos voltar ao tempo dos quartéis e do uso indiscriminado da força porque a liberdade de imprensa deve ser preservada em um país democrático”.

A polêmica, de acordo com informação divulgada no site da OAB, teve início no último domingo (18/4), quando o Jornal da Manhã publicou entrevista com o vice-prefeito de Uberaba, Oto Adão (PSDB). Na matéria ele adiantou a intenção de se submeter à convenção do partido e disputar com o deputado Fahim Sawan a indicação para sair candidato à prefeitura nas próximas eleições.

O juiz Lênin Ignachitti considerou a entrevista propaganda eleitoral extemporânea e, como punição, expediu mandato de fechamento do jornal pelo período de 48 horas.

Caso o julgamento do mérito da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais seja de manter a suspensão, o Jornal da Manhã terá que ser fechado por mais um dia, uma vez que a proibição de funcionamento só foi cumprida no primeiro dia da determinação do juiz eleitoral de Uberaba.

Fonte: Agência Brasil