Vitória! Câmara aprova recomposição salarial dos servidores do PJU. Veja como votou a bancada de Santa Catarina

Vitória! A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta terça-feira (4), o PL 4750/25 — que trata da recomposição salarial para as servidoras e servidores do PJU; agora o trabalho será no Senado Federal.

Na última semana, a Fenajufe atuou de forma intensa pela aprovação do mérito após apreciação favorável do requerimento de urgência no plenário da Casa. As coordenadoras Soraia Marca,Denise Carneiro, Juliana Rick, Fernanda Lauria, Luciana Carneiro e o coordenador Fábio Saboia acompanharam a sessão na Câmara.

O PL 4750/25 propõe reajuste linear de 25,97%, dividido em três parcelas anuais e cumulativas de 8%, a serem aplicadas em julho de 2026, 2027 e 2028.

O relator, deputado Rafael Prudente (MDB-DF), destacou que o reajuste busca corrigir distorções que comprometem a atividade e a eficiência do quadro funcional da Justiça Federal, Eleitoral, do Trabalho e Militar — preservando a responsabilidade fiscal e restringindo-se exclusivamente aos servidores do Poder Judiciário da União.

Durante a análise em plenário, foi apresentada emenda para reconhecer, de forma expressa, a incorporação de quintos/décimos de função comissionada ocorrida entre abril de 1998 e setembro de 2001.

O relator manifestou-se pela rejeição da emenda, por considerar que ela contraria decisão vinculante do STF (RE 638.115/CE – Tema 395), afronta a iniciativa privativa do Supremo e gera impacto fiscal sem previsão orçamentária.

A aprovação é resultado de uma longa luta da categoria, dos sindicatos e da Fenajufe. Atos nos estados e em Brasília, reuniões e negociações foram as movimentações que tornaram possível fazer avançar os projetos, apesar das resistências e dos diferentes interesses envolvidos na distribuição do orçamento. A luta segue no Senado e também em torno de outras pautas urgentes, como o combate à reforma administrativa e a busca por melhorias na carreira.

Veja abaixo como votou a bancada de Santa Catarina:

Votos SIM ao reajuste: 4

Votos NÃO não ao reajuste: 10

Da Fenajufe