A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta terça-feira (4), o PL 3084/25 — que trata do adicional de qualificação para as servidoras e servidores do PJU. O projeto segue agora para o Senado Federal.
As coordenadoras Soraia Marca,Denise Carneiro, Juliana Rick, Fernanda Lauria, Eusa Braga, Luciana Carneiro e o coordenador Fábio Saboia acompanharam a sessão na Câmara.
O PL 3084/25 atualiza as regras do AQ – medida essencial para reconhecer o esforço contínuo de aperfeiçoamento profissional da categoria.
O objetivo é valorizar a capacitação contínua dos servidores, reduzir evasão de quadros qualificados e aumentar a eficiência administrativa, sem impacto fiscal adicional, utilizando dotações já previstas no orçamento de 2026.
A aprovação é resultado de uma longa luta da categoria, dos sindicatos e da Fenajufe. Atos nos estados e em Brasília, reuniões e negociações foram as movimentações que tornaram possível fazer avançar os projetos, apesar das resistências e dos diferentes interesses envolvidos na distribuição do orçamento. A luta segue no Senado e também em torno de outras pautas urgentes, como o combate à reforma administrativa e a busca por melhorias na carreira.

