Videoconferência fará balanço da participação das mulheres nas eleições deste ano

Por Imprensa

O balanço da participação das mulheres nas eleições deste ano é o tema da segunda edição da videoconferência “Lugar de mulher é na política”. O evento, de caráter nacional, será realizado em Brasília, no auditório do Interlegis, dia 9 de novembro, das 15 às 18 horas. A iniciativa é das Comissões do Ano da Mulher 2004 do Senado e da Câmara dos Deputados, da Bancada Feminina do Congresso Nacional, do Interlegis e do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA). A videoconferência acontecerá em rede, nos auditórios das Assembléias estaduais do país, e será organizada por parlamentares e lideranças feministas.

A cada eleição, as mulheres ampliam a sua participação como candidatas. Nestas eleições, foram 76.551 candidatas a vereadora e 1.498 a prefeita. No entanto, o número de mulheres eleitas continua muito reduzido. Foram eleitas apenas 6.555 vereadoras e 404 prefeitas, representando respectivamente, 12,65% e 7,32% dos/as eleitos/as.

O objetivo principal do evento é debater sobre a participação e representação política das mulheres, a partir dos resultados eleitorais das candidaturas femininas, com parlamentares, mulheres eleitas, organizações de mulheres e órgãos governamentais de políticas para as mulheres. Paralelamente, busca-se promover uma sensibilização sobre as plataformas pelos direitos das mulheres e uma articulação entre mulheres de vários estados e de várias frentes de ação política.

Fonte: Portal Vermelho