Veja a proposta de Plano de Carreira aprovada em Reunião Ampliada da Fenajufe

Neste final de semana, servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União de vários estados do país foram os protagonistas de um dos momentos mais importantes que marcará a trajetória de lutas da categoria. Com a participação de 173 pessoas (98 delegados, 35 observadores e 40 ouvintes), a reunião ampliada da Fenajufe aprovou a proposta de Plano de Carreira, que será apresentada à comissão interdisciplinar do Supremo Tribunal Federal.
Marcaram presença na ampliada 27 sindicatos filiados à Federação (Sindjus/DF, Sintrajud/SP, Sindiquinze/SP, Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC, Sintrajuf/PE, Sindjufe/BA, Sindjus/AL, Sinje/CE, Sindissétima/CE, Sindjuf/PB, Sinjuspar/PR, Sinjutra/PR, Sintrajufe/MA, Sindijufe/MT, Sindjufe/MS, Sisejufe/RJ, Sitraemg/MG, Sitraam/AM, Sinjeam/AM, Sindjero/RO-AC, Sinsjustra/RO-AC, Sindjuf/PA-AP, Sintrajurn/RN, Sinpojufes/ES, Sintrajufe/PI e Sinjufego/GO), representados pelos delegados e observadores eleitos em assembléia geral nos Estados.
O debate feito pelos servidores durante os dois dias da reunião ampliada foi baseado nos pontos apresentados pelo GT de Carreira da Fenajufe, que sistematizou a propostas encaminhadas por vários sindicatos. Durante as últimas semanas os integrantes do GT Roberto Policarpo, Ramiro López, Jacqueline Albuquerque, José Oliveira, Moraes Júnior, Débora Mansur e Démerson Dias se reuniram várias vezes com o objetivo de analisar, de forma aprofundada, as sugestões elaboradas pela categoria ao longo deste ano, nos seminários, encontros e assembléias realizadas pelos sindicatos de base.
A coordenadora da Fenajufe e integrante do GT da Carreira Jaqueline Albuquerque lembra que este ano de 2008 foi bastante intenso para a categoria, que pôde participar ativamente do processo de construção da proposta de Plano de Carreira. Além da reunião ampliada do final de semana, neste ano foram realizados outros dois grandes encontros nacionais e também inúmeras atividades nas capitais e também no interior dos estados.
“A reunião ampliada deste final de semana representou o esforço feito pelo conjunto das entidades filiadas à Fenajufe e demonstrou que a categoria está envolvida com o processo da elaboração do nosso Plano de Carreira. Também mostrou que todos os sindicatos realizaram seminários e debates seguindo as orientações das plenárias da Federação”, ressalta Jacqueline. Na avaliação da coordenadora da Fenajufe, a ampliada foi bastante positiva, considerando que a formulação que veio da categoria, por meio dos sindicatos de base, estará expressada no próximo Plano de Carreira do Judiciário Federal e MPU.
Entre os pontos contemplados na proposta, Jacqueline cita alguns que representam avanços importantes para a carreira em relação ao atual Plano de Cargos e Salários, como a manutenção dos níveis de acesso à carreira do Judiciário; progressão; promoção e desenvolvimento na carreira de forma horizontal. Ela cita, também, outras reivindicações históricas que foram reafirmadas pela categoria, como a exclusividade das funções comissionadas para os servidores do quadro; a redução do número de FCs e carreira única.
A coordenadora da Fenajufe informa, ainda, que a proposta aprovada na reunião ampliada será apresentada, ainda esta semana, à comissão interdisciplinar do STF.

VEJA ABAIXO AS RESOLUÇÕES DA PLENÁRIA:
Resoluções da Reunião Ampliada da Fenajufe (69 downloads )