Vamos botar fogo na luta pelo PCS! Paralisações na quarta, 26, e na quinta, 27, preparam greve para primeira semana de maio

Os servidores do Judiciário Federal de Santa Catarina decidiram seguir o calendário da Fenajufe e paralisar as atividades nos dias 26 e 27 de abril, quarta e quinta da semana que vem. A decisão foi tomada durante assembléia realizada nesta quarta (19), em frente ao TRT. A ordem é botar fogo na luta pelo PCS! O servidor que ainda não veio para a luta tem que se mexer, se não o PCS não vai ser aprovado. E para o ano que vem a perspectiva é de 0% de reajuste. Agora que o Orçamento da União foi aprovado, sem garantir recursos para os servidores do Judiciário Federal, e os integrantes da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados foram escolhidos, a mobilização tem que ser incrementada para garantir a aprovação do PCS. Segundo informações da Fenajufe, há possibilidade de o projeto de lei do PCS entrar na pauta da Comissão de Finanças na semana que vem.

Posse no STF

Também conta a favor dos servidores o fato de o dia 27 ser a data da posse da ministra Ellen Gracie na presidência do STF. A ministra já afirmou para integrantes da Fenajufe que não gostaria de enfrentar uma paralisação já no primeiro dia oficialmente no cargo. Por isso, encarregou o Diretor-Geral do STF de negociar diretamente com o novo presidente da Comissão de Finanças, o deputado federal Moreira Franco (PMDB/RJ). Como já foi dito, este é mais um ponto de pressão favorável aos servidores. O outro é a greve. Só a partir de um movimento forte poderemos garantir que as negociações entre Judiciário e Executivo façam o PCS andar no Congresso. Até porque junho está chegando, e este é ano de Copa do Mundo, de eleições quase gerais e o Congresso estará esvaziado.

Paralisações em todo o País

Em todo o País, a categoria está aprovando paralisações, preparando a greve nacional por tempo indeterminado a partir de maio, aprovada na última reunião ampliada da Fenajufe. Vários sindicatos estão aprovando paralisações e greve. Santa Catarina, que sempre foi ponta-de-lança na defesa dos interesses da categoria, não pode ficar atrás. É hora de vir para a luta e garantir a aprovação do PCS!
Além de aprovar a paralisação da semana que vem, os servidores também decidiram aumentar a mobilização, com aumento do número de integrantes da Comissão de Mobilização para poder passar nos locais de trabalho e preparar as assembléias setoriais que começam já nesta quinta-feira, 20. De acordo com o roteiro de mobilização aprovado na assembléia desta quarta-feira, reuniões setoriais acontecem nesta quinta-feira, 20, na Justiça do Trabalho (15 horas, atrás do prédio antigo do TRT, 16 horas, nos gabinetes do 1o ao 5o andar, 16h30min nos gabinetes do 6o ao 11o andar e às 17h30min no prédio das Varas do Trabalho), na segunda-feira, 24, na Justiça Eleitoral, e na terça-feira, 25, na Justiça Federal.
A intenção é preparar um grande ato para o dia 26 de abril. Nesta data, está prevista uma grande manifestação dos servidores públicos federais em todo o Brasil. Nesta quinta, 20, às 9h30min, no CEFET, acontece reunião da Coordenação Estadual dos SPFs. O Sintrajusc integra a coordenação e levará para a reunião as decisões da assembléia dos servidores do Judiciário Federal da assembléia desta quarta.