V Congrejufe inicia na próxima quarta, dia 28/4

Por Marcela Cornelli

Entre os dias 28 de abril e 2 de maio, mais de 400 trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União irão participar do 5º Congresso Nacional da Fenajufe (Congrejufe), em Maceió/AL. O evento, que acontece a cada três anos, vai contar com a participação dos representantes da categoria de diversos estados do país.

No IV Congrejufe, serão discutidos vários assuntos específicos da categoria e outros gerais de interesses de toda a classe trabalhadora. A pauta inclui debates sobre conjuntura nacional e internacional, elaboração de um plano de carreira para os servidores do Judiciário e do MPU, antecipação da última parcela do Plano de Cargos e Salários e criação de cargos efetivos na Justiça Eleitoral. No âmbito geral, a pauta inclui as reivindicações dos servidores públicos federais, além dos debates sobre as reformas Trabalhista e Sindical e a reforma do Judiciário.

Para debater os diversos temas, foram convidados especialistas de cada área. A Fenajufe está aguardando a confirmação do professor e economista Celso Furtado, para participar do debate sobre Conjuntura Nacional e Internacional. Junto com ele no mesmo debate, vai estar o professor de Relações Internacionais do Cefet/SP (Centro Federal de Ensino Tecnológico), Valério Arcary.

Para participar do painel que irá discutir as reformas Sindical e Trabalhista foram convidados representantes de quatro correntes políticas da Direção Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Os debatedores deste painel são: Jorge Luís Martins, da ASS (Alternativo Sindical Socialista); José Maria de Almeida, representante do MTS (Movimento por uma Tendência Socialista); Lúcia Reis, da Articulação Sindical; e Rosane Silva, representante da CSD (Corrente Democrática Socialista).

Sobre a reforma do Judiciário, painel do dia 30 de abril, a Fenajufe aguarda a confirmação do jurista e professor Fábio Konder Comparato, e de um representante do Setor de Direitos Humanos do MST.

No último dia do Congresso, 2 de maio, os delegados irão eleger a nova Diretoria Executiva da Fenajufe, composta por 17 diretores efetivos e 6 suplentes.

Entre os debates, acontecerão diversas atividades culturais, com artistas da cidade e até mesmo de outros estados brasileiros.

Fonte: FENAJUFE