Última votação da paralela no Senado pode ocorrer hoje

Por Marcela Cornelli

Os senadores devem votar na tarde de hoje, em segundo e último turno, a proposta de emenda paralela. A proposição voltou a ser discutida ontem pelos senadores. Estão previstas para hoje, de manhã e à tarde, as outras duas sessões de debates da matéria.

Ontem, vários senadores alertaram para a necessidade de o projeto ser examinado com rapidez pela Câmara dos Deputados. Para isso, chegaram a sugerir a convocação extraordinária do Congresso Nacional em janeiro.

Durante a discussão, o presidente do Senado, José Sarney, afirmou que a não-aprovação da proposta (PEC 77) representaria um fracasso da classe política brasileira. “Nós estaríamos aqui participando, de certo modo, de uma farsa se nós estivéssemos engajados na emenda paralela, com compromisso de todos nós, e ela não tivesse o final que deve ter”, assinalou.

Antes da manifestação de Sarney, o senador José Agripino (PFL-RN) alertara que a demora na aprovação da proposta paralela provocará prejuízos irreparáveis para os servidores públicos. Ele pediu o apoio do presidente da Casa para que a matéria seja apreciada ainda em janeiro.

Já a senadora Heloísa Helena (PT-AL) assinalou que, para o Congresso trabalhar de forma extraordinária durante o recesso, basta que ele seja convocado em conjunto pelos presidentes da Câmara e do Senado ou de forma individual pelo presidente da República.

Fonte: Agência Senado