Trabalhadores realizam Conferência Nacional em Defesa do Emprego em Joinville

Por Marcela Cornelli

Entre os dias 3 e 5 de outubro, mais de quinhentos delegados de diversas regiões do país participam da Conferência Nacional em Defesa do Emprego, dos Direitos, da Reforma Agrária e do Parque Fabril Brasileiro, no Ginásio do SESC, em Joinville/SC. O evento é convocado pelos trabalhadores da Cipla/Interfibra (Joinville) e da Flaskô (Sumaré/ SP), MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e CDH – Centro de Direitos Humanos de Joinville e é apoiado pela CUT/SC.

A Conferência visa chamar a atenção dos Governos Federal, Estadual e Municipal para que 1070 postos de trabalho dessas empresas não sejam fechados. “Vamos discutir e achar uma alternativa que viabilize não só os empregos na Cipla-Interfibra-Flaskô, mas que seja uma experiência para todo o país”, declarou o vereador Adilson Mariano (PT), membro do Comitê Preparatório da Conferência.

Já são 560 delegados inscritos. São representantes de bairros (107), entidades locais e nacionais (119), estudantes (49), MST (80), Flaskô e região (100) e da Cipla-Interfibra (115). Para a mesa de abertura, que inicia às 19 horas do dia 3, foram convidados representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal; autoridades políticas; MST, CUT, e representantes de entidades políticas, sindicais e do movimento popular. Estão confirmadas a presença de João Pedro Stédile, do MST e Rosiana Queirós, do Movimento Nacional de Direitos Humanos. No Ceará e em Pernambuco as CUTs estaduais estão apoiando a Conferência, enquanto a Confederação Nacional dos Químicos e Plásticos (CNQ-CUT) já elegeu uma delegação que vai a Joinville.

A atividade será dividida entre plenária e painéis temáticos sobre o Emprego e Trabalho Regulamentado, ALCA, Reforma Agrária, Direitos Humanos, Serviço Público e Parque Fabril.

“Num momento em que ocorrem demissões e fechamentos de fábricas em todos os setores, a Conferência de Joinville, apoiada numa luta concreta pela estatização de fábricas quebradas pelos patrões, é um ponto de apoio para a defesa dos empregos ameaçados”, resumiu Serge Goulart, do Conselho Administrativo da Cipla/Interfibra.

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA

Sexta-feira – 03/10
A partir das 16h – Credenciamento dos representantes

19h – Abertura (entrada livre para o público).

Convidados: autoridades políticas; representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal; MST, CUT, e representantes de entidades políticas e do movimento popular.

Sábado – 04/10

9 às 12h – Plenária com informe geral, introduzindo os temas e a forma de discussão.

12 às 14h – Almoço

14 às 16h – Painéis Temáticos

Mesas dos Painéis Temáticos:

ALCA (Soberania Nacional)- Júlio Turra – CUT Nacional

REFORMA AGRÁRIA – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

DIREITOS HUMANOS – Rosiana Queirós – Movimento Nacional de Direitos Humanos

DEFESA DO EMPREGO E DO TRABALHO REGULAMENTADO – Roque Ferreira – Sindicato dos ferroviários de Bauru/SP

DEFESA DO PARQUE FABRIL E EMPRESAS QUEBRADAS – Profª Isa de Oliveira

DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS – Luís Bicalho – Sind. Servidores Públicos Federais

16h às 16h30 – Café

16h30 às 19h – Painéis Temáticos

Domingo – 05/10

9 às 12h – Apresentação e discussão dos Relatórios dos Painéis

12 às 14h – Almoço

14 às 16h – Resoluções e Encaminhamentos. Encerramento.

Maiores informações:(47) 3026-9140 com Hélio ou Silvia (47 – 9114-4611)
trabalhadorescipla@terra.com.br

Fonte: Informativo do Conselho Administrativo Unificado dos Trabalhadores da CIPLA/INTERFIBRA