Sintrajusc requer suspensão do teste de aptidão física dos agentes de segurança

O Sintrajusc enviou requerimentos à presidência do TRT-SC relacionados a dois temas de interesse dos Agentes de Segurança. Um deles reivindica a suspensão do Teste de Aptidão Física (TAF), sem prejuízo a esse conjunto de servidores, considerando as limitações impostas pela pandemia de covid-19.

Todo ano, os Agentes de Segurança passam por um teste de aptidão física que envolve corrida/caminhada, exercícios abdominais, apoio sobre solo, avaliação médica e teste de conhecimentos. Atualmente, há cerca de 25 colegas dispensados das atividades por pertencerem ao grupo de risco. Com esta limitação, eles não podem frequentar academias, ficando limitada a prática de todas as atividades físicas requeridas para o desempenho necessário no teste. Apesar da possibilidade de os Agentes de Segurança deixarem de fazer o TAF por um ano sem prejuízos, o Sindicato entende que é injusta a contagem deste ano, dadas as limitações impostas para o combate ao novo coronavírus, que devem se estender por tempo indeterminado.

O segundo requerimento questiona o Tribunal sobre o motivo pelo qual a representação do Sintrajusc foi excluída da Comissão de Segurança Permanente, conforme a Portaria Presi 174, publicada em 25 de maio, que alterou portaria em vigor desde 2015. O Sindicato entende que a comissão é uma ferramenta bastante eficaz de discussão, na qual os participantes defendem seus interesses falando e ouvindo as diversas ponderações.