SINTRAJUSC reformula rotinas do Setor Jurídico

A Coordenação do SINTRAJUSC está reformulando o Setor Jurídico, iniciativa para a qual conta com a Assessoria prestada pela Pita Machado Advogados. Dentro do Sindicato, o funcionário Fernando Blasi é quem faz a ponte entre a Assessoria e os filiados. Fernando está no SINTRAJUSC há seis anos, e já atuou como office boy, fazendo uma série de atividades que incluem serviços bancários, distribuição de boletins e encaminhamento de documentos, e também trabalhou no Setor de Convênios.

Ele está no Jurídico há cinco anos, e foi a possibilidade de iniciar um curso superior que o levou a escolher o curso de Direito no Cesusc, em Florianópolis. Ele agora está na última fase, e seu trabalho de conclusão de curso trata dos limites e possibilidades de negociação coletiva no serviço público.

No dia-a-dia, ele atende filiados pessoalmente, por telefone ou e-mail, tira dúvidas, consulta processos e repasssa à banca de advogados as demandas da categoria. Desde o início do mês, todos os esses dados passaram a ser informados em uma planilha que vai dar a dimensão do trabalho feito e das providências tomadas para assegurar o retorno aos servidores, tudo sob a coordenação da Diretoria do Sindicato. Além de atuar junto aos advogados da Pita Machado Advogados, Fernando mantém contato permanente com o advogado Victório Ledra, responsável pela ação do Imposto de Renda (TRT).

Fernando trabalha do meio-dia às 18 horas, e boa parte de sua jornada implica ouvir, consultar e dar respostas a questionamentos de servidores nas mais diversas áreas. “Hoje, cerca de 70% das ligações para o Sindicato são dirigidas ao Setor Jurídico”, diz Fernando.