Sintrajusc participa de atividades em Florianópolis e Brasília em Defesa da Previdência

Nesta terça-feira (6), haverá atividade contra a reforma da Previdência, às 17 horas, no Terminal Central (Florianópolis) com o objetivo de mobilizar a população para o Dia Nacional de Luta em 13 de agosto (terça-feira).

Sindicalistas estiveram nesta segunda-feira (5) no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, para pressionar os deputados estaduais que se dirigiam a Brasília. A coordenadora do Sintrajusc Lusmarina Silva participou do ato, que teve ainda panfletagem junto aos usuários do aeroporto.

O coordenador Paulo Koinski já está em Brasília e se juntou à força-tarefa das entidades que compõem o Fórum dos Servidores Públicos Federais (Fonasafe) e das centrais sindicais com o objetivo de pressionar os parlamentares e defender a Previdência Social.

Também nesta terça, está programado um ato e vigília em frente ao anexo II da Câmara dos Deputados a partir das 15 horas. No Congresso Nacional, nos próximos dias, serão feitas visitas aos gabinetes dos deputados e senadores e trabalho corpo a corpo pela mudança dos votos daqueles que são favoráveis à reforma.

A tramitação da reforma da Previdência (PEC 6/2019) na Câmara dos Deputados chega aos últimos dias, nesta semana, após o recesso parlamentar. Com a volta das atividades no Congresso Nacional, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pretende votar o projeto em 2º turno o texto. No primeiro turno, 379 deputados votaram contra a classe trabalhadora, ou seja, pelo fim das aposentadorias. Entre os parlamentares catarinenses, apenas um, o deputado Pedro Uczai, votou contrário à reforma.

O texto aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários e eleva as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS. Da mesma forma que o primeiro turno, a proposta precisa do voto de um mínimo de 308 deputados para ser aprovada e então enviada ao Senado, onde também passará por dois turnos de votação.

Com informações da Fenajufe. Foto superior: Marcos Rosa