“Sintrajusc Legal” visita servidores das Varas de São José

As Varas do Trabalho de São José enfrentam problemas parecidos aos das Varas de Florianópolis e de outros municípios do estado no que se refere às lotações. Na quinta-feira, 7, a coordenadora do Sindicato Denise Zavarize, o Assessor Jurídico Fabrizio Rizzon e o funcionário na área jurídica Fernando Blasi conversaram com servidores daquela Unidade e uma da principais preocupações foi o deficit de lotação.

O Sindicato apurou que também em São José há diferença entre a lotação-padrão e a lotação real. Afastamentos para licença médica e férias, por exemplo, acabam deixando as Varas com menos servidores do que o necessário. Há colegas inclusive adiando férias e até mesmo aposentadoria para evitar impacto ainda maior na rotina de trabalho. Há Unidades fora da Capital nas quais o Sintrajusc ainda não conseguiu agendar visita, adiando a data a pedido dos servidores, que justificam a solicitação pelo fato de desejarem acompanhar a reunião, mas não terem como parar o serviço. Outro problema grave são as pautas duplas, que exigem ainda mais esforço ao longo da jornada diária de trabalho.

A direção do Sintrajusc irá levar o tema à Administração do Tribunal e a instâncias nacionais. A coordenadora Denise observou que, para os problemas que afetam os servidores, é preciso se organizar e pensar em ações coletivas, e convidou os colegas de São José a se organizarem e a participar do Congresso do Sindicato, que será em Florianópolis nos dias 17 e 18 de setembro.