O Sintrajusc encerrou nesta quarta-feira (10) as visitas às unidades de Imbituba, Laguna, Tubarão, Criciúma e Araranguá para conversar com os servidores e servidoras. Participaram da ação sindical o coordenador Miguel Nápoli, a coordenadora Maria José Olegário, o assessor jurídico Fabrizio Rizzon e o funcionário do Sindicato Rodrigues Viana. A próxima viagem será para Joinville e Jaraguá do Sul dias 15 e 16.
As reuniões, avaliam Miguel e Maria José, foram bastante produtivas e deram a oportunidade para os e as colegas tirarem dúvidas sobre as lutas por reajuste salarial, Adicional de Qualificação (AQ), Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), Reforma Administrativa e informes sobre ações judiciais do Sintrajusc. Outro tema foi a eleição de representantes para o XI Congrejusc, que será de 2 a 4 de outubro no Hotel Slaviero Ingleses Convention, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis.
Nas viagens, afirma Miguel, procura-se enfatizar a importância do congresso como ferramenta trianual de definição das diretrizes de trabalho do Sindicato. Também é lembrada a necessidade de participação de todos e todas na luta sindical, que compõe uma parte que não deve ser negligenciada das nossas carreiras: “Afinal, foi com ela que se garantiu a qualidade e solidez dessas carreiras, não somente quanto à remuneração, no que tem de significativa, como também na nossa própria manutenção como carreira, sendo um exemplo máximo a luta contra a PEC 32, a famigerada reforma administrativa, que só foi vencida (e hoje sabemos que não de morte) pela união e intensa luta sindical, não só do Sintrajusc, mas de toda uma frente na qual Santa Catarina foi um dos mais destacados estados”, avalia.
Por isso também se enfatiza, nas viagens, a importância da sindicalização, não só como postura ética, em que todos contribuem com a entidade que nos representa e que deve ser mantida por todos, mas também como uma postura inteligente, de fortalecimento de quem nos protege, principalmente nesses tempos em que juízes querem se apropriar do orçamento do PJU em evidente prejuízo de servidores e servidoras.
Maria José avalia que a visitação às unidades do interior do Estado também é relevante para estabelecer o contato com os e as colegas esclarecendo dúvidas e levando informações concretas sobre as ações do Sintrajusc e da Fenajufe.
Neste ano, o Sindicato passou também por Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba, Blumenau, Indaial, Timbó, Brusque e Lages.
Fotos: Rodrigues Viana

