Nesta semana, o Sintrajusc, a Fenajufe e outros sindicatos da categoria estão em Brasília discutindo com parlamentares sobre diversas pautas de interesse da categoria. Reuniões, audiências e mobilizações estão sendo construídas para defender direitos dos servidores e servidoras do Judiciário Federal e também para fortalecer a luta pela revogação de medidas dos governo de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) prejudiciais aos trabalhadores e trabalhadoras.
A diretora do Sintrajusc Maria José Olegário, que também é coordenadora da Fenajufe, está na capital federal, onde participa das articulações. Foram realizadas conversas com diversos deputados e deputadas em busca de apoio ao projeto de lei 3084/2025, referente ao adicional de qualificação, resultando em compromissos de que será defendida, junto ao presidente da Câmara, Hugo Motta (REP-PB), a inclusão em pauta. Também foi realizada reunião com a assessoria do deputado Domingos Neto, relator do PL 4/2024, que trata da criação de cargos na Justiça Eleitoral. Ainda na terça-feira, 12, ato público em frente ao Congresso defendeu a aprovação do adicional de qualificação e manifestou a posição das entidades contra a reforma administrativa.
Revogação das “reformas” e desconto previdenciário de aposentados
Já nesta quinta-feira, 14, foi realizada reunião do Movimento Nacional dos Servidores Públicos (Mosap), do qual a Fenajufe faz parte. O objetivo foi debater o apensamento da PEC 6/2024 à PEC 555/2006. Trata-se de uma pauta importante para os aposentados e aposentadas, já que a proposta trata da contribuição previdenciária dos servidores públicos já aposentados.
A quinta-feira também foi dia de um novo ato, no Espaço do Servidor, no Congresso, dessa vez pela revogação da reforma da Previdência de Bolsonaro, da reforma trabalhista de Temer e da terceirização irrestrita. Mais cedo, foi entregue à Secretaria-Geral da Presidência da República um manifesto pela revogação dessas medidas. Esse manifesto foi assinado por mil dirigentes sindicais de todo o país. Sobre este mesmo tema, à tarde a Fenajufe participou de audiência pública na Câmara dos Deputados.


Com informações do Sintrajufe/RS
