Sintrajusc distribui nas três justiças material sobre assédio moral

O combate ao assédio moral é um dos destaques da ação do Sintrajusc neste mês de maio.  Desde quarta-feira (2), Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, a direção está passando nos setores para conversar com os servidores. Foram visitadas a Justiça do Trabalho e parte da Justiça Federal em Florianópolis, o Cartório Eleitoral e o Foro Trabalhista de Palhoça, o Arquivo e o Almoxarifado do TRT, e, em Chapecó e Lages, as três Justiças. As visitas continuam na próxima semana. O objetivo foi distribuir o “Assediômetro” e convidar os servidores para palestra sobre o tema no dia 18 de maio.

O “Assediômetro” é um termômetro que indica as condições de locais e comportamentos sadios e os sintomas de quando essa condição se altera, podendo levar ao sofrimento psíquico. O material está em marca-páginas e cartazes e também integra a cartilha que o Sintrajusc irá distribuir ao longo dos próximos meses. O material tem sido muito bem recebido nos locais de trabalho e, segundo a diretora Lusmarina da Silva, os cartazes afixados são um elemento permanente de alerta e conscientização para o problema.

O Sindicato também está convidando os servidores para participar, no dia 18 de maio (sexta-feira), da palestra e debate com o tema “Violências  e adoecimento no trabalho: o papel do enfrentamento coletivo”.

A palestrante será a psicóloga Vera Regina Roesler, que assessorou o Sintrajusc no projeto “Como Vai Você? Condições de Saúde e Trabalho dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal de SC”, que envolveu pesquisa nos locais de trabalho, palestras, elaboração de cartilha e atendimento aos servidores.

A atividade iniciará às 19h30 no auditório do Sintespe (Praça Olívio Amorim, 82, próximo ao cachorro-quente do Afonso, Centro, Florianópolis). Quem deseja participar do evento e trabalha fora da Capital terá as despesas ressarcidas. Basta enviar e-mail para administrativo@sintrajusc.org.br