Sindicato lança Campanha em defesa dos servidores

O SINTRAJUSC lançou na quinta-feira, dia 27 de março, no prédio-sede da Justiça Federal, a Campanha de Combate ao Assédio Moral no Trabalho. A campanha dá continuidade ao Projeto “Como Vai Você?”, que teve a psicóloga Dra. Vera Regina Roesler como Responsável Técnica, e cujos resultados foram apresentados em 2012 à categoria e apontaram a existência, no ambiente de trabalho, de práticas nocivas à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores do Poder Judiciário Federal em SC.

Objetivos
O Sindicato vai aprofundar o debate com a categoria sobre o tema e, sobretudo, esclarecer o assunto sob o ponto de vista da caracterização do assédio, suas consequências e as ações para prevenir e combater o problema.
O assédio moral constitui um dos temas que mais têm sido discutidos na atualidade, no que se refere às relações de trabalho. É importante considerar, entretanto, que o assédio moral apresenta características peculiares no serviço público, sendo uma das razões a garantia da estabilidade no vínculo funcional. Diante dessa situação e em face da difusão dessa espécie de prática, é fundamental que o tema seja discutido por toda a sociedade e, especialmente, pelos servidores públicos.

Modelo de gestão que adoece
Estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que, com o atual modelo de gestão e suas políticas de pessoal ancoradas em exigências acima da capacidade da maioria dos trabalhadores – metas cada vez mais difíceis de serem cumpridas, redução de pessoal e aumento das tarefas – as relações de trabalho, nas duas próximas décadas, serão caracterizadas por depressões, angústias e outros danos psicofísicos. No Judiciário Federal não é diferente, com a política de metas e de redução de servidores.
Nesse contexto, o SINTRAJUSC busca, ao lançar a campanha, esclarecer, prevenir e combater o problema, ampliando assim a defesa de seus princípios estatutários em defesa dos servidores.

Comunicação – O logo da Campanha, baseado na percepção de luta coletiva para enfrentar o problema do Assédio Moral, já está no site do SINTRAJUSC. No link estão disponíveis uma cartilha preparada pelo Sindicato e vários textos sobre o assunto. Haverá atualização periódica do link.