Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre denunciam GM à OIT

Por Marcela Cornelli

O Sindicatos dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre entrou com denúncia contra a General Motors, instalada em Gravataí, junto ao Ponto de Contato Nacional (PCN) da OCDE, coordenado pelo Ministério da Fazenda, e à OIT. O sindicato solicitou no início de setembro a investigação de possível rompimento de Código de Conduta no âmbito da OCDE. A GM é acusada de promover ações para dividir a base dos trabalhadores da empresa que desde 1970 era representada pelo Sindicato dos Metalúrgicos e de dar dinheiro para a criação de outro sindicato (chamado de sindicato “único”) que teria passado a favorecer a empresa para diminuir direitos dos trabalhadores.

Entre as provas apresentadas estão um fax trocado entre as gerências local e nacional da GMB e duas páginas da agenda do gerente local da empresa, que comprovariam repasses em dinheiro ao sindicato criado e apoiado pela General Motors, em Gravataí.

Fonte: CUT Nacional