Sessão solene celebra datas de combate à violência contra a mulher no Congresso

O Congresso Nacional realizou nesta quinta-feira (30), no Plenário da Câmara dos Deputados, uma sessão solene para celebrar a campanha “Dezesseis Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” e em comemoração ao “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher” – 25 de novembro. A sessão foi aberta pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que também foi a primeira a discursar.
Todos os oradores destacaram leis e ações de combate à violência contra a mulher e pediram maior empenho das autoridades na aprovação de novos projetos, na liberação de recursos e no cumprimento da legislação para punir agressores.
Participaram também da cerimônia a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire; a secretária de Direitos Humanos e Segurança do Cidadão da Prefeitura de Recife, Carla Menezes; e os embaixadores da Síria, Alli Diab, e da Suécia, Margareta Winberg.
Em seu pronunciamento, Serys citou vários casos ocorridos no Brasil de violência contra as mulheres cometida pelos próprios maridos e pediu “tolerância zero à violência contra a mulher”. Já o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que o combate à violência contra a mulher deve ser feito especialmente por meio da educação, para que desde a infância haja respeito às mulheres.
Estiveram presentes ainda à cerimônia as deputadas Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Iara Bernardi (PT-SP) – que presidiu parte da sessão- e os deputados Eduardo Campos (PSB-PE), Fernando Ferro (PT-PE) e Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

Fonte: Agência Senado (Valéria Castanho)