Servidores do Judiciário Federal e do MPU participam do Dia Nacional de Lutas; confira o quadro

Nesta quarta-feira, 23 de maio, em todo o país, trabalhadores de vários setores participam do Dia Nacional de Lutas. Nos atos, os servidores vão apresentar como principal eixo a luta contra o PLP 01/07 e sua retirada do Congresso Nacional; o direito irrestrito de greve e à negociação coletiva no serviço público; e contra a retirada de qualquer direito. Também se juntarão aos trabalhadores do setor privado contra a emenda 3 e pela manutenção do veto presidencial a esta medida.
A reunião ampliada da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União) aprovou a participação dos servidores do Judiciário Federal e do MPU nas atividades que estão sendo organizadas em todos os Estados, pela CUT, Coordenação dos Movimentos Sociais, UNE, MST, Conlutas, Intersindical, entre outros grupos organizados. A diretoria da Federação reforça a importância de todos se juntarem a essa campanha para impedir que seja retirado qualquer direito dos trabalhadores.
Vários sindicatos informaram a Federação as atividades que serão realizadas. Confira abaixo o quadro do Dia Nacional de Lutas do Judiciário Federal e MPU, com as informações dos sindicatos até o fechamento deste quadro.

Sindjus/DF – No Distrito Federal, a categoria vai participar da manifestação convocada pela CUT, em conjunto com outras entidades sindicais. Os servidores do Judiciário Federal e do MPU se reunirão com outras categorias, como os da base da Condsef, Fasubra e Fenasps, a partir das 9h, na concentração em frente à Catedral de Brasília. De lá, os manifestantes sairão em caminhada pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional, onde realizarão ato público.

Sintrajud/SP – Os servidores em São Paulo realizarão um ato em frente à diretoria do Foro da Justiça Federal, às 13h, oportunidade sem que será entregue à direção da JF o abaixo-assinado contra as portarias que cerceiam o atendimento médico aos servidores do órgão. Após a concentração, os servidores sairão, em passeata, para o vão livre do Masp, onde haverá um ato unificado a partir das 14h, seguido de passeata pela Avenida Paulista. Em Santos, será realizado assembléia, com ato público, às 11h, em frente à Justiça Federal.

Sintrajufe/RS – Os servidores gaúchos participarão do Dia Nacional de Lutas, convocado pela CUT e outras entidades sindicais. Em Porto Alegre haverá paralisação das 12h às 14h, com concentração em frente aos órgãos do Judiciário, de onde os servidores seguirão para o almoço coletivo e ato com outras categorias do funcionalismo federal, em frente ao prédio da Receita Federal. O Sintrajufe orienta que os servidores do TRE da Duque sigam diretamente para a Receita Federal. Já os funcionários do Anexo devem se deslocar para as Varas Trabalhistas, onde haverá ônibus a disposição, que sairá às 12h20 para o prédio da JF. De lá, sairão em caminhada até o prédio da Receita.

Sindjufe/BA – Em Salvador, os servidores do Judiciário Federal participarão da Marcha dos Trabalhadores, que está sendo convocada pela CUT/BA, MST e outras entidades dos movimentos sindical e popular. A manifestação está marcada para às 10h de amanhã (23), no Campo Grande. As assembléias setoriais do Sindjufe/BA decidiram também que os servidores devem fazer, das 8h30 às 9h30, panfletagem na porta do Prédio das Varas, do bairro do Comércio, convocando os servidores e a população para a Marcha.

Sintrajuf/PE – As assembléias setoriais, realizadas pelo Sintrajuf/PE, aprovaram a participação dos servidores do Judiciário Federal na manifestação convocada pela CUT/PE. O ato unificado em Pernambuco terá a concentração na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, com participação de outras centrais sindicais e a Central dos Movimentos Sociais (CMS).

Sintrajufe/MA – No Maranhão, o Sintrajufe/MA convoca toda a categoria a participar do Dia Nacional de Luta e paralisações, com ato público a partir das 8h, na Praça Deodoro, no Centro de São Luís. Participarão do ato servidores públicos federais e estaduais e trabalhadores da iniciativa privada, além de militantes dos movimentos sociais. O ato está sendo organizado pela CUT, Conlutas, Sindicato dos Bancários, Sindsep/MA, Sintrajufe/MA, MST, DCE/UFMA, DCE/CEFET, Quilombo Urbano, Movimento Resistência dos Professores, entre outros grupos organizados.

Sindjuf/PA-AP – O sindicato realiza nesta quarta-feira, 23 de maio, atividades de mobilização em frente ao TRT da 8ª Região e ao TRE, em Belém. O Sindjuf-PA/AP servirá um café da manhã aos manifestantes, que distribuirão uma carta aberta ao público explicando os motivos do ato público.

Sisejufe/RJ – Os servidores do Judiciário Federal no Rio de Janeiro participam da passeata unificada, que sairá da porta da Igreja da Candelária, no centro do Rio, a partir das 15h. As assembléias realizadas na semana passada pelo Sisejufe/RJ também aprovaram o indicativo de uma paralisação, a partir das 15h, para que os servidores possam participar da passeata, convocada pela CUT.

Sindijufe/MT – Os servidores participarão de passeata unificada de várias categorias, no centro de Cuiabá, e de ato público na Praça Ipiranga, a partir das 9h. Em seguida, o sindicato realiza uma série de atividades nos órgãos do Judiciário Federal. Às 12h, haverá mobilização com os servidores da Justiça do Trabalho; às 14h, na Justiça Federal; e às 16h, a atividade será na Justiça Eleitoral.

Sintrajusc/SC – Os servidores de Santa Catarina aprovaram fazer paralisação de 1 hora nesta quarta-feira, 23 de maio. A partir das 14 horas, os servidores se reunirão novamente em assembléia para deliberar sobre a participação em um ato unificado, que sairá da Praça Pereira Oliveira, às 15h, em conjunto com outras categorias de servidores públicos e de trabalhadores da iniciativa privada. Haverá distribuição de camisetas alusivas à campanha salarial de 2007 aos servidores que participarem da mobilização.

Sindjus/AL – O sindicato está convocando os servidores do Judiciário Federal e do MPU para participar das atividades pelo Dia Nacional de Lutas, em frente à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a partir das 7 horas. A manifestação será realizada em conjunto com várias outras categorias do funcionalismo público.

Sindjuf/PB – O Sindjuf/PB realizará mobilizações internas no TRT, a partir das 7h; no Fórum Maximiano Figueiredo, a partir das 11h; no TRE, a partir das 13h; e na Justiça Federal, a partir das 15h. De acordo com a diretoria do sindicato, em todas as atividades haverá palestra e debates sobre os temas gerais da classe trabalhadora e das lutas específicas de cada tribunal.

Sinpojufes/ES – O Sinpojufes/ES vai realizar atividades de mobilização nos tribunais nesta quarta-feira, 23 de maio. Nas atividades, que serão realizadas no TRT e no prédio da Justiça Federal, em Vitória, será distribuída carta aos servidores e à população, explicando os motivos das manifestações, que acontecerão em todo o país.

Sindjufe/MS – O Sindjufe/MS convocou todos os servidores do Judiciário Federal e do MPU em Mato Grosso do Sul para participar das manifestações do ato público, a partir das 9 horas, na Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande. A manifestação terá a presença de setores do funcionalismo público e da iniciativa privada.

Fonte: Fenajufe