Senadora receberá anteprojeto que amplia licença-maternidade

A senadora Patrícia Saboya (sem partido – CE) receberá neste sábado (30) o anteprojeto de lei que incentivará as empresas a aumentar a licença-maternidade de quatro para seis meses, em troca de incentivos fiscais, durante evento que será realizado às 10h na Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro. A proposta, elaborada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será apresentada à Consultoria Legislativa na próxima semana e irá tramitar no Senado como sendo de autoria da parlamentar.
– Não existem mais dúvidas entre os cientistas sobre a importância do reforço dessa ligação carinhosa nos primeiros meses de vida para a saúde da criança, tanto do ponto de vista físico quanto do emocional. A proposta também ajudará a fortalecer, entre as empresas e o próprio Estado, a cultura da responsabilidade social – destacou Patrícia Saboya, ao ressaltar que pretende sensibilizar os demais senadores e o presidente da Casa, Renan Calheiros, sobre a importância da proposição.
O presidente da SBP, Dioclécio Campos Jr., assinalou que o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê é construído e reforçado nos seis primeiros meses de vida. “Essa intimidade é indispensável para que a criança cresça saudável, com equilíbrio e segurança”, afirmou. De acordo com o pediatra e psiquiatra Salvador Célia, estudos científicos mais recentes indicam que a criança que teve nos primeiros três anos de vida um vínculo afetivo seguro com os pais será mais saudável na adolescência.
A apresentação do anteprojeto contará com a participação da atriz e humorista Maria Paula, que, segundo a senadora, inspirou a criação da campanha “Seis meses de licença-maternidade para todas as mamães”.

Fonte: Agência Senado