Secretaria de Orçamento promete dar resposta sobre passivos até dia 10

No último dia 28 de novembro, uma reunião entre os Diretores-Gerais e a titular da Secretaria de Orçamento Federal [SOF], Célia Correia, pautou novamente o pagamento dos passivos dos servidores do Judiciário. Durante a conversa, Célia informou que ainda não conseguiu fechar uma proposta dentro do Executivo e continuará discutindo no âmbito do Ministério do Planejamento uma forma de viabilizar os recursos necessários para a solução desse impasse. A secretária solicitou mais detalhes sobre os passivos do Judiciário e se comprometeu a convocar uma nova reunião para apresentar uma proposta até o próximo dia 10 de dezembro.

Para intensificar a pressão pelo pagamento imediato e integral dos passivos, além das reuniões na SOF, o coordenador geral da Fenajufe Roberto Policarpo tem articulado junto ao ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, José Antônio Dias Toffoli, uma resolução pacífica para essa pendência. No dia 21 de novembro, Policarpo entregou um documento ao ministro esclarecendo essa luta e pedindo o apóio da AGU para reconhecer administrativamente o direito dos servidores a esse pagamento.

Dia Nacional de Luta
A Diretoria Executiva da Fenajufe marcou para o dia 10 de dezembro um dia Nacional de Lutas pelo pagamento dos passivos. Com esta atividade, a Fenajufe pretende pressionar os tribunais superiores e os regionais para quitarem todos passivos devidos aos servidores, como quintos e URV [principal e juros].