Sancionado reajuste dos servidores do Executivo Federal. Fenajufe e sindicatos lutam pela antecipação de parcela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta sexta-feira (15), uma lei que concede reajuste salarial a servidores, aposentados e pensionistas do do poder Executivo Federal em 9%. O aumento, entretanto, não incide sobre os salários das demais categorias. O aumento havia sido concedido via medida provisória e estava em vigor desde 1º de maio, mas precisava ser aprovado pelo Congresso Nacional para se tornar permanente.

FENAJUFE E SINDICATOS DA BASE LUTAM POR REAJUSTE DA CATEGORIA

A Fenajufe e os demais sindicatos dos trabalhadores do poder Judiciário Federal nos estados estão em campanha no STF e PGR para conseguir a antecipação da terceira e última parcela da recomposição salarial de 19,25% (prevista para fevereiro de 2025) e iniciar, no ano que vem, uma nova campanha de recomposição salarial. A federação e demais sindicatos entendem que é necessário um novo aumento já que, nos últimos anos, tivemos perdas significativas, com nossos salários corroídos pela inflação. Nem sendo pago em parcela única o índice dos 19,25% reporia as perdas acumuladas entre 2019 e 2022, que totalizaram mais de 30,65%.

Na próxima quinta-feira (21), haverá o ato de entrega, no Supremo Tribunal Federal (STF), do abaixo-assinado em defesa da antecipação da parcela da recomposição salarial de 2025 para 2024. O documento já tem quase 19 mil assinaturas e está disponível no link: bit.ly/3PvlcxK. Assine Já!

Com informações G1 e Agência Senado

Foto: Fenajufe