RS será sede do 14º Encontro Nacional Feminista

Por Marcela Cornelli

O 14º Encontro Nacional Feminista será realizado de 13 a 16 de novembro, em Porto Alegre. O tema central será “Feminismo: um projeto político de vida”. As atividades do Encontro terão início sempre às 9h, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, na Av. Alberto Bins, 514, Centro de Porto Alegre.

O Encontro será dedicado à memória da feminista gaúcha, Vânia Araújo Machado.

O Comitê Nacional de organização do Encontro é composto por várias entidades do movimento social organizado em todo o Brasil, entre as quais: CUT Nacional, Rede Nacional de Mulheres Mineiras, União Brasileira de Mulheres, Movimento Negro Unificado e o Comitê Brasil outros 500.

O objetivo do Encontro, segundo o comite de organização é dar continuidade à caminhada das mulheres em vista de uma sociedade sem discriminações de gênero, classe, raça/etnia, com espaço para a diversidade, a livre orientação e expressão sexual e a pluralidade de pensamento.

O Comitê de organização vem trabalhando desde o ano 2000, após o 13º Encontro, realizado em João Pessoa, na Paraíba, quando as feministas gaúchas aceitaram o grande desafio de sediar o 14º Encontro Nacional.

Durante esse período foram realizadas diversas reuniões e oficinas no I e no II Fórum Social Mundial e um Seminário Regional que culminou no Seminário Nacional preparatório ao evento, em julho de 2002, na Câmara de Vereadores, de Porto Alegre, explicou Zadi.

Atividade inicial – Quinta-feira, 13 de novembro, das 6h às 7h, na Usina do Gasômetro – Alvorada Lilás – “Será uma linda atividade, ao amanhecer, às margens do Guaíba, para recepcionar as visitantes. E foi organizada por mulheres da comunidade”, salientou a militante do Movimento Negro e coordenadora da atividade, Leila Lopes.

Programação:

Conforme as organizadoras do encontro, comporão as mesas personalidades de destaque da luta em defesa do feminismo em âmbito nacional e internacional.

– Quinta-feira, 13 de novembro, às 9 horas – Feminismo: Do neoliberalismo rumo a uma nova concepção da sociedade. A mesa de abertura do evento ficou a cargo de Iliete Citadim, Mary Castro, Graziela Rodrigues e Silvia Maria Sampaio Camurça. As palestrantes abordarão vários aspectos como: ALCA, flexibilização de direitos, as mulheres e as reformas do Estado, Imperialismo, novas e velhas formas de opressão cultural das mulheres, feminismo e democracia, conjuntura Internacional e Nacional – Às 14 horas – Oficinas. Às 17 horas – Painel – Novas concepções de família. A painélista, Cláudia Fonseca, levantará questionamentos à família patriarcal, à monogamia e à heterossexualidade.

– Sexta-feira, 14 de novembro, às 9 horas – Oficinas. Às 14 horas – Feminismo na construção de políticas públicas e controle social. Mesa composta: por Helena Bonumá, Vânia Menezes, Celi Pinto e Vera Soares que farão exposições a respeito das ações do estado, ações do movimento, mecanismos de implementação e controle. Às 17 horas – Caminhada – Concentração na Esquina Democrática, destino – Largo Zumbi dos Palmares – Onde estarão ocorrendo às atividades da Semana da Consciência Negra.

– Sábado, 15 de novembro, às 9 horas – Oficinas. Às 14 horas – Feminismo e Diversidade/articulação do projeto feminista na sociedade. As componentes da mesa: Kátia Souto, Heliana Hemetério e Raimunda Celestina de Mascena (Raimundinha) irão falar da transversalidade, das relações de gênero, raça/etnia, livre orientação sexual, gênero e classe social e feminismo como projeto político de vida. Às 17 horas – Painel – Aborto no Século XXI. Será debatido por Miriam Aldaña, Silvia Pimentel e Kika Bassen sobre o ponto de vista da bioética, direito e religião.

– Domingo, 16 de novembro, às 9 horas – Encerramento: encaminhamentos finais do Encontro – Às 14 horas – Roteiros turísticos.

Informações:

As inscrições poderão ser feitas até o primeiro dia do Encontro – 13 de novembro. Mais informações no edifício Praça XV, nº 66, sala 401, Centro de Porto Alegre/RS e pelos telefones: (051) 9113.8197 / Natália – (051)9959.4735 /Zadi

E-mail: 14enfeminista@uol.com.br
Home page: www.14enf.com.br

Fonte: CUT Nacional