Reunião ampliada da Fenajufe aprova dia 13 como Dia Nacional de Mobilização e indicativo de greve para segunda quinzena de outubro

Agora que o projeto de revisão do Plano de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário Federal foi encaminhado para a Câmara dos Deputados, onde se encontra com o nº 5845/05, resultado da luta da categoria, que realizou várias atividades nos Estados para garantir que o Supremo Tribunal Federal finalizasse logo a proposta e a encaminhasse de imediato ao Congresso Nacional, o processo de mobilização deverá tomar novo formato e maior impulso. A luta agora é pela aprovação do projeto. Para debater os próximos rumos da campanha salarial do Judiciário e MPU, mais de 45 de servidores se reuniram, no último sábado, 3 de setembro, em reunião ampliada, na sede da Fenajufe. Representantes de 17 sindicatos de base participaram do encontro.
Depois de dar os informes das atividades realizadas nos Estados no dia 9 de agosto, os representantes dos sindicatos fizeram uma avaliação de como anda o processo de mobilização com a base. Foi ressaltado que neste momento é preciso muita pressão no Congresso Nacional, junto aos parlamentares, para garantir a aprovação do projeto. A deflagração da greve nacional por tempo indeterminado, envolvendo todos os sindicatos, também foi apontada como uma necessidade para fortalecer a luta da campanha salarial. Com isso, a partir das avaliações dos representantes sindicais, a reunião ampliada indicou que as entidades intensifiquem as atividades nos Estados com o objetivo de garantir uma greve unificada e forte, com a participação de todos os ramos do Judiciário. Os servidores do MPU também deverão engrossar a luta, com o objetivo de se conseguir avanços nas negociações em torno da proposta, entre as entidades e a Procuradoria Geral da República, e também sua aprovação no Congresso.
O dia 13 de setembro, antes indicado como a data para iniciar a greve por tempo indeterminado, foi definido como o próximo Dia Nacional de Mobilização do Judiciário Federal e MPU. A ampliada aprovou como data indicativa para deflagrar a greve o dia 18 de outubro, com o mote: Se o PCS não andar, em outubro, o Judiciário vai parar. Antes deste dia, a Fenajufe realizará, no dia 1º outubro a próxima reunião ampliada, para discutir com os sindicatos de base como está o andamento do PL nº 5845/05 no Congresso e as negociações sobre o PCS do MPU e decidir sobre a deflagração da greve por tempo indeterminado.

Fonte: Fenajufe