Recomposição salarial e NS são pauta de reunião entre Fenajufe e Conselheira do CNJ

Dando sequência à busca de apoios às causas das servidoras e servidores, junto às administrações superiores do Judiciário Federal e Ministério Público da União, a Fenajufe reuniu-se na tarde de quinta-feira, 23, com a Conselheira Salise Monteiro Sanchotene, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Federação esteve representada pelo Coordenador-Geral Fabiano dos Santos.

Na pauta, dois temas importantes para a categoria: a recomposição salarial e a alteração do critério de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico, objeto de emenda a o PL 3662/22 do TJDFT, aprovado na Câmara dos Deputados e tramitando no Senado.

A conselheira mostrou-se favorável a ambas as demandas, sensível à necessidade da recomposição dos salários, bem como demonstrou plena compreensão da exigência do nível superior para os técnicos. Salise Sanchonete informou ainda que buscará informações mais detalhadas acerca do PL 3662/22.

A reunião com a Conselheira do CNJ integra o conjunto de ações desencadeadas pela Fenajufe e sindicatos filiados, entre eles o Sintrajusc, na busca pela justa recomposição dos salários, achatados pela inflação descontrolada, agravada no governo de Jair Bolsonaro. As perdas salariais nos anos Bolsonaro, projetadas até dezembro de 2022, chegam a 30,66%.

Com a mobilização do segmento em curso, as atividades em Brasília avançam e se fortalecem na construção do Apagão do Judiciário em Defesa da Recomposição Salarial e dos Direitos da Categoria, que acontece em 3 de Agosto. Na data, acontecem paralisações das atividades no Judiciário Federal por até 48 horas.

Luciano Beregeno, da Fenajufe, com edição do Sintrajusc