Recomposição salarial e Adicional de Qualificação: Fenajufe intensifica atuação no Senado pela aprovação antes do recesso legislativo

Após os PLs 4750 e 3084/25, da recomposição salarial e do Adicional de Qualificação, serem encaminhados ao Senado Federal, a Fenajufe intensifica atuação em busca de apoio para aprovação do texto conforme foi aprovado na Câmara dos Deputados. Os projetos estão no Senado desde segunda-feira (17).

A movimentação visa garantir apoio pela tramitação das matérias antes do recesso legislativo que começa no dia 19 de dezembro. Além disso, o calendário de agendas de 2026 estará comprometido por se tratar de ano eleitoral. Nesse contexto, a Federação tem trabalho intensivamente, inclusive já se reuniu com o Executivo.

Na terça-feira (18), as coordenadoras Soraia Marca, Paula Meniconi e os coordenadores José Aristeia e Fábio Saboia se reuniram no gabinete do líder do governo no senado, senador Jaques Wagner. Em outro momento, o coordenador Fábio Saboia e o assessor institucional Alexandre Marques estiveram no gabinete do senador Eduardo Braga (MDB – AM) com a mesma pauta.

Ainda na terça-feira, a coordenadora Eusa Braga e a diretora do Sitraam/-AM, Janete Belchior, se reuniram com o relator do PL 4750/25, senador Omar Aziz, em seu gabinete em Manaus para reforçar o pedido para tramitação célere. O senador que já havia declarado ser favorável à matéria e falou da possibilidade de o texto ser levado à votação na próxima quarta-feira (26) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde se encontra.

O senador Eduardo Braga aceitou a relatoria do PL 3084/25 após reunião com a Federação na terça-feira (18). O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A Fenajufe atua para que as matérias sejam apreciadas no mesmo dia e com o texto original, conforme aprovado na Câmara.