Reajuste da IT entra na pauta do CJF e Fenajufe intensifica defesa da correção junto a Conselheiras e Conselheiros

A Jornada de Lutas e o Apagão do Judiciário que acontecem em Brasília de 2 a 5 de agosto serão também o momento de, mais uma vez, Oficialas e Oficiais de Justiça protestarem pela correção dos valores da Indenização de Transporte – IT.

O Conselho da Justiça Federal (CJF) pautou no plenário virtual o pedido de providência 0000486-69.2019.4.90.8000, em que a Fenajufe, Fenassojaf e outras entidades requerem reajuste do valor da IT, já há mais de dez anos sem correção.

Considerando apenas os aumentos dos combustíveis no ano de 2022, já seria justificada a correção de valores. Registre-se ainda que o veículo utilizado nas diligências pertence ao oficial e as despesas com aquisição, seguro, IPVA, manutenção, também correm por conta destes servidores e servidoras. A indenização de transporte teria que ressarcir todo esse gasto. Mas não o faz.

Em 30 de maio, a Fenajufe, os sindicatos filiados e a Fenassojaf realizaram ato em frente ao CJF cobrando a correção dos valores. O protesto repercutiu e presidentes de cinco TRFs solicitaram ao presidente do CJF a inclusão do pedido na pauta do pleno do Conselho o mais rápido possível.

Agora, com o pautamento no plenário virtual – o que dificulta atos e manifestos presenciais – o tema estará presente também na manifestação programada no STF, na tarde da quarta-feira, 3. Além disso, a Fenajufe continua atuando em defesa da correção nos valores da IT, apresentando aos conselheiros e conselheiras do CJF memoriais com a argumentação pelo reajuste.

Da Fenajufe