– Quadro de greve pela aprovação dos PCSs (05/07)

A greve nacional em defesa dos PLs 6613/09 e 6697/09 conta com a adesão dos servidores do Espírito Santo, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, da Justiça do Trabalho da 15ª Região/SP e Rio de Janeiro. Em outros estados, como Pernambuco, Alagoas, Piauí, Acre, Maranhão e Rio Grande do Norte, a categoria realiza paralisação de 24 horas ou parcial, além atos públicos e mobilizações nos locais de trabalho.

Confira abaixo o quadro em todo o país.

Estados que estão em greve por tempo indeterminado

Sindjus-DF: Nesta segunda-feira [04] a greve no DF completou 50 dias. Para marcar, os servidores dos tribunais situados na Praça dos Tribunais, Setor de Autarquias Sul; TSE, TRT e STM realizaram o lanche solidário, em frente ao TSE. Também foram promovidos os piquete em todos os órgãos. Nesta terça [05], os grevistas promoverão ato na Câmara, às 15h. E na quarta [06], ato na CFT, às 10h.

Sindjufe-BA: Os servidores do Judiciário Federal baiano continuam em greve, que teve inicio no dia 1º de junho. Estão em greve servidores das Varas Trabalhistas de Alagoinhas, Camaçari, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Feira de Santana, Itaberaba, Jacobina, Santo Amaro, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Valença, Bom Jesus da Lapa, Euclides da Cunha, Guanambi, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. A próxima assembleia geral será nesta terça-feira [05], às 13h, no TRT do Comércio.

Sindijufe-MT: A greve em Mato Grosso teve início no dia 7 de junho e se fortalece a cada dia, com novas adesões. Além da capital, a greve segue firme em Barra do Garças e em Cáceres. Nesta segunda [04], diretores do sindicato e membros do Comando de Greve viajaram até Cáceres para reforçar a mobilização. A assembleia geral desta segunda foi na sede da JF, com ato público unificado.

Sindjuf-PA/AP: Os servidores do Pará e do Amapá entraram em greve por tempo indeterminado no dia 15 de junho. Além das capitais [Belém e Macapá], há greve nas seguintes cidades: Ananindeua, Santarém, Marabá, Breves, Capanema, Itaituba, Óbidos, Redenção e Santa Izabel.

Sitra-AM/RR: Os servidores da Justiça do Trabalho do Amazonas e de Roraima iniciaram no dia 15 a greve por tempo indeterminado.

Sintrajufe-RS: A greve no Rio Grande do Sul teve início no dia 16. O movimento tem boas adesões na capital e em várias cidades do interior do estado. Nesta terça-feira [05], os servidores vão se dirigir ao prédio do TRT, e manifestar-se em defesa do PCS e do direito de greve. Na quarta-feira [06], será o dia dos servidores se dirigirem com suas bandeiras, apitos, pirulitos e toda sua disposição de luta ao prédio do TRE Anexo e lá construírem um grande ato público. A próxima assembleia geral será na quinta-feira [07], às 14h30.

Sintrajud-SP: Os servidores da Justiça do Trabalho da Barra Funda estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 17 de junho. Em assembleia na sexta [01], a categoria decidiu manter a greve pelo PCS e contra o corte de pontos. No TRF, haverá assembleia na quarta-feira, 06 de julho, às 13h30.

Sindiquinze-SP: Os servidores da JT-15 estão em greve desde o dia 20. Nesta segunda-feira [04], houve novas adesões na sede do TRT e no Fórum Trabalhista de Campinas, onde cerca de 50% da categoria está paralisada. Segundo o último levantamento realizado pelo Sindiquinze, cidades em greve são: Americana, Araçatuba, Atibaia, Bebedouro, Campinas, Caraguatatuba, Cravinhos, Jaboticabal, Jundiaí, Limeira, Ribeirão Preto, São Carlos, Sertãozinho e Sorocaba. Os servidores da VT de Orlândia entram em greve nesta terça [05] e em Hortolândia a categoria paralisa as atividades a partir de quarta-feira [06].

Sinjufego-GO: Os servidores iniciaram a greve no dia 20, com forte adesão da categoria, inclusive com a presença de servidores do interior do estado. Nessa segunda-feira [04/07], a categoria aprovou, em assembleias setoriais realizada na JF e no TRE, pela continuidade da greve. Nesta terça [05/07], a atividade será no TRT, às 14h. E na quarta-feira [06/07], o sindicato promove caravana a Brasília.

Sisejufe-RJ: Os servidores do Rio de Janeiro entraram em greve por tempo indeterminado a no dia 22 de junho. Na sexta-feira [01], os grevistas do TRT promoveram o “Arraiá de Greve”. No TRF, também em clima de festa junina, na quinta [30] e na sexta-feira [01] mais de 70 funcionários do prédio participaram da mobilização organizada pela direção do Sisejufe. Uma caravana de servidores será enviada a Brasília nesta terça [05] para participar das atividades de pressão na Câmara dos Deputados.

Sinpojufes-ES: Os servidores capixabas iniciaram no dia 28 a greve por tempo indeterminado. Nesta segunda-feira [04], reunião entre o Comando Estadual de Greve e o diretor geral do TRT fechou um acordo para manter a suspensão dos prazos processuais, regimentais, legais e administrativos até a sexta-feira [08]. Na JT, dez varas estão com as atividades de balcão paralisadas, além de outros serviços. Nesta terça-feira [05], servidores da JT farão uma mobilização unificada com os servidores da JF. O sindicato informa que pretende intensificar as mobilizações nas varas do interior.

Estados que realizam paralisações

Sintrajuf-PE: Nesta segunda-feira [04], houve paralisação das 10h às 12h nos Juizados Especiais e assembleia às 17h, no TRE. Na terça [05], o sindicato promove assembleia às 15h, no TRF. E na quarta-feira [06], haverá nova paralisação de 24 horas no TRT e participação no ato da CUT às 9h, na Praça Oswaldo Cruz, Boa Vista.

Sindjef-AC: Os servidores da JF e JE no Acre realizaram no dia 29 de junho mais uma paralisação de 24 horas. Ao final da paralisação, a categoria deliberou promover mais uma paralisação de 24 horas na quarta-feira [06].

Sindjus-AL: Os servidores em Alagoas aprovaram realizar nova paralisação de 24 horas no dia 6 de julho. Para esse dia, a categoria deliberou realizar atos públicos e nova assembleia geral. A concentração será em frente ao Prédio das Varas Trabalhistas a partir das 9 horas. E ato público com realização de assembleia geral em frente ao TRE, às 16h.

Sintrajufe-MA: Durante assembleia geral realizada no dia 30/06, no Fórum Trabalhista Astolfo Serra, os participantes aprovaram realizar atos nesta terça-feira [05], com paralisações por duas horas nos locais de trabalho. A categoria se juntará a outras do funcionalismo federal, que também estarão mobilizadas contra os projetos de retirada de direitos, que tramitam no Congresso. As paralisações serão nos seguintes horários: TRT sede: das 10h às 12h; Fórum Astolfo Serra: das 11h às 13h; Justiça Federal: do meio-dia às 14h; e TRE/MA: das 13h às 15h.

Sinje-CE: Os servidores da Justiça Eleitoral realizam, diariamente, paralisação das 16h30 às 19h.

Sintrajufe-PI: No dia 29/06, os servidores promoveram paralisação de três horas. Grande parte dos servidores parou as atividades e se concentraram em frente ao Fórum Trabalhista. Em assembleia eles decidiram fazer duas paralisações esta semana: terça-feira [05] na Justiça Federal e quinta-feira [07] no TRE, ambas a partir das 9h.

Sintrajurn-RN: Na sexta-feira [1º/07], houve mobilização no TRT na parte da manhã. Os servidores decidiram realizar uma caminhada na próxima sexta-feira [08], que vai reunir os funcionários do TRT, da JF e do TRE. A saída está prevista para acontecer às 9 horas da manhã da Rua Lauro Pinto, em frente à sede do TRT. O protesto cercará toda a área do judiciário potiguar encerrando com um ato público.

Sitraemg-MG: A assembleia realizada na sede do Sitraemg, no último sábado [02], aprovou, por unanimidade, a realização de atos públicos e paralisações de duas horas [12h às 14h], nos dias 6, 12 e 14 de julho, em frente aos prédios do TRE, Justiça Federal e TRT, respectivamente.

Sindjero-RO: Os servidores da Justiça Eleitoral de Rondônia promoveram na sexta-feira [01] paralisação das atividades por quatro horas, no horário de 11 às 15h. Os servidores estiveram mobilizados em frente ao Fórum Eleitoral de Porto Velho, onde circulam cerca de 600 pessoas por dia.

Estados que promovem mobilizações e assembleias

Sintrajusc-SC: O sindicato promove nesta terça-feira [05] um ato político e cultural em defesa do PCS. A atividade será no auditório do TRT, das 15h às 16h.

Sindjufe-MS: Servidores em Mato Grosso do Sul se reuniram em assembleia geral na sexta-feira [01/07], para deliberar sobre as ações da categoria em apoio à paralisação nacional pela aprovação da revisão salarial dos servidores. No encontro, os presentes aprovaram realizar um ato público nesta terça-feira [05], das 13 às 16 horas, em frente à sede da Justiça Federal; e enviar representantes para participar das manifestações em Brasília.

Da Fenajufe, com informações dos sindicatos filiados